Esportes

Mudança de escudo desagrada torcedores do Guarulhos

A mudança de escudo da Associação Desportiva Guarulhos, apresentada há uma semana pelo presidente Ricardo Agea, durante sua participação na feira de negócios esportivos Soccerex, na China, virou motivo de revolta para parte dos torcedores do clube. Nas redes sociais, sobram críticas ao novo símbolo.
 
O novo escudo do clube tem alterações significativas em relação ao antigo: não traz mais as iniciais AD e adota, além do nome do município, o termo GRU. Além disso, ganhou uma turbina de avião em amarelo dourado, em referência ao aeroporto internacional. “A alteração foi ridícula. Uma atitude arbitrária e inconsequente de alguém que pensa que é dono do time”, disse Raphael Balco, membro da torcida organizada Força Jovem.
 
Outros torcedores também se manifestaram. Lucas P. criou um abaixo assinado em uma plataforma digital pedindo a volta do escudo antigo. Até a tarde desta segunda-feira, 23/04, 80 torcedores haviam assinado o documento. No GuarulhosWeb, o historiador Diogo Leite de Carvalho, da Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico (AAPAH), também se mostrou contrário à mudança em coluna da entidade.
 
Agea argumenta que a alteração busca dar modernidade à imagem do clube para, com isso, correr atrás de investidores estrangeiros. “A tradição já havia sido mudada bem antes. O Vila das Palmeiras, que tem tradição no esporte amador da cidade e no futsal, deu origem ao Guarulhos. Eu não mudei nada. Só dei uma cara nova ao escudo. É preciso modernizar! No mundo somos conhecidos pelo GRU Airport e vamos explorar isso. Fizemos um estudo e a possibilidade de avanço é maior que a tradição que eles falam. A alteração não passa por cima da tradição”, explicou. “A ideia é buscar investimentos fora do país. Com uma marca moderna e ‘linkada’ com o aeroporto, podemos ter mais chances”.
 
Para Balco, a estratégia está errada. “Como ele quer buscar investidores de fora, se nem dentro da cidade conhecem o time? Ele quer ‘internacionalizar’ uma marca sendo que no longo mandato dele, não conseguiu ao menos ‘regionalizá-la’. Por que não faz uma campanha na cidade, levando jogadores para falar sobre o time, fazendo o famoso ‘boca-a-boca’?”, aponta.
 
O clube trabalha há algum tempo para passar a ser conhecido somente como Guarulhos. “Queremos demonstrar nossa identidade com a cidade”, conclui o presidente. Segundo o clube, o nome Associação Desportiva Guarulhos não foi alterado.
 

Posso ajudar?