Esportes

Flamengo arranca empate no fim, se classifica e elimina Guarulhos

O Flamengo fez o rival Guarulhos provar do próprio veneno no clássico da tarde deste sábado, 18/08, no Estádio Antônio Soares de Oliveira, em partida válida pela última rodada da segunda fase do Campeonato Paulista da 4ª Divisão. Assim com o Índio fez nos outros três empates em 1 a 1 entre os dois, o Corvo arrancou o empate nos minutos finais. O gol chorado do zagueiro Lucas Rocha (há quem diga que foi do meia João Paulo) levou o Flamengo à próxima fase e eliminou o Guarulhos, que terminou em terceiro lugar no grupo 9.
 
O jogo começou com 10 minutos de atraso, por falta de ambulância. Além disso, houve briga generalizada entre torcedores dos dois times do lado de fora do estádio, instantes antes da partida, o que fez a polícia militar manter os portões fechados até que a confusão terminasse. Os torcedores só entraram nas arquibancadas com o jogo em andamento.
 
O jogo
Apesar de precisar apenas do empate para se classificar, o Flamengo começou melhor a partida, tomando a iniciativa do ataque. A primeira boa chance do rubro-negro aconteceu aos 12 minutos, em boa jogada de Bruno Freitas, pelo meio. O chute do meia, no entanto, explodiu na zaga do Guarulhos.
 
Aos 16, Zé Gatinha foi à linha de fundo, pela esquerda, e achou Italo sozinho, no meio da área, mas o atacante chutou por cima.
 
O Guarulhos foi, aos poucos igualando as coisas. Aos 28, Bruninho chutou com perigo sobre o travessão de Matheus Santillo. Dois minutos, o Índio abriu o placar. O lateral Macksuel iniciou a arrancada pela direita e cruzou para Alysson no meio, mas o companheiro perdeu a bola, que sobrou para o próprio Macksuel chutar forte e vencer o goleiro do Flamengo: 1 a 0 para o Guarulhos.
 
Aos 35, o atacante Italo teve ótima chance de empatar para o Flamengo. Após cobrança de lateral dentro da área, a bola rebateu e sobrou para Italo, que dominou, mas chutou por cima do gol de Isac.
 
No segundo tempo, o Guarulhos se defendia bem e procurava matar o jogo nos contra-ataques. Naquela altura, com o São José vencendo o Mauá e se garantindo na terceira fase, o Flamengo precisava do gol para não ser eliminado.
 
Aos 9, Italo perdeu mais uma chance, desta vez de cabeça, após cruzamento de Zé Gatinha. No contragolpe, Bruninho ciscou pela esquerda e tocou para Mendes chutar forte, para boa defesa de Matheus Santillo.
 
Aos 13 foi a vez de Juliano perder a chance. Bruno Freitas ganhou de William Lucas, pela direita, e cruzou. O meia do Flamengo tentou tocar no ângulo, mas a bola subiu muito. Aos 18, foi a vez de Lucas Rocha desperdiçar, em nova bola alçada na área do Guarulhos.
 
Expulsão e gol do alívio
De tanto apertar, o Flamengo conseguiu o empate. Aos 40 minutos, Zé Gatinha fez boa jogada pelo lado direito do ataque e foi derrubado pelo zagueiro Gatti, que levou o segundo amarelo e acabou expulso.
 
O próprio Zé Gatinha foi para a cobrança. A bola acertou o travessão de Isac. Greick pegou o rebote de cabeça mandou para o gol. João Paulo e Lucas Rocha se jogaram na bola para empurrar para dentro. Depois do jogo, João Paulo afirmou ter sido ele o último a tocar na bola. Ele foi, inclusive, cumprimentado por companheiros. “Eu falei para o João que ele tinha classificado a gente”, afirmou ao GuarulhosWeb o lateral João Victor. Mas o árbitro deu gol para Lucas Rocha.
 
Antes do apito final, o Flamengo ainda perdeu duas chances claras de gol, na frente de Isac, que defendeu bem as duas bolas, uma de Zé Gatinha e outra de Yan.
 
Autor do gol do Guarulhos, o capitão Macksuel lamentou o início do time na segunda fase, que obrigou o time a vencer o rival neste sábado para se classificar. “Fomos o melhor time da primeira fase e acabamos relaxando. Perdemos pontos importantes, como na derrota em casa para o Mauá e o empate contra o São José após estar vencendo por 2 a 0”, lembrou.
 
Terceira fase
Nesta segunda-feira, 20/08, na Federação Paulista de Futebol, acontece o sorteio dos grupos para a terceira fase do Paulistão da 4ª Divisão. Os oito clubes restantes se dividirão em dois grupos de quatro. Após jogos em turno e returno dentro dos grupos, os dois melhores de cada se classificam para as semifinais.
 
Além de Flamengo, carimbaram passagem para a sequência da competição: Comercial, Inter de Bebedouro, Primavera, Francana, Itararé, Paulista, São José.
 
Ficha Técnica
Guarulhos 1 x 1 Flamengo
Campeonato Paulista 4ª Divisão – 6ª rodada, 2ª fase
Estádio Antônio Soares de Oliveira
Árbitro: Salim Fende Chaves
Público: 576 pagantes
Renda: R$ 2.120,00
Gols: Macksuel, 30’1t (Guarulhos); Lucas Rocha, 42’2t (Flamengo)
Cartões amarelos: Bruninho, 32’1t, William Lucas, 41’1t, Gatti, 19’2t e 40’2t, e Custódio, 47’2t (Guarulhos); João Paulo, 43’1t Lucas Rocha, 8’2t, Bruno Freitas, 23’2t e Raphão, 42’2t (Flamengo)
Cartões vermelhos: Gatti, 40’2t (Guarulhos)
 
Guarulhos: Isac, Macksuel, Marcelo, Gatti e William Lucas (Felipinho, 27’2t); Guilherme, Bruno, Custódio, Bruninho e Mendes (Júlio, 39’2t); Alysson. Téc.: Cláudio Matosinhos
Flamengo: Matheus Santillo, Greick, Vinícius Bebê, Lucas Rocha e João Victor; PC, João Paulo, Bruno Freitas (Raphão, 42’2t), Zé Gatinha e Juliano (Yan, 27’2t); Ítalo (Vinícius Faria, 13’2t). Téc.: Marcelo Marelli
 

Posso ajudar?