O Flamengo venceu e convenceu. Na fria manhã deste domingo, 26/08, no Estádio Antônio Soares de Oliveira, bateu o então invicto Comercial por 2 a 1 e iniciou a terceira fase do Campeonato Paulista da 4ª Divisão com o pé direito. O time de Ribeirão Preto vinha de recorde: os 20 jogos sem derrota marcaram a maior série invicta de uma equipe nesta divisão do futebol estadual. Mas o time de Guarulhos foi superior e mereceu o resultado positivo.
1º tempo de um só time
Só o Flamengo jogou no primeiro tempo. Diante de sua torcida, o time tomou a iniciativa do ataque e mandou na etapa. Logo aos 3 minutos, após falta em Luan, Vinícius Bebê chutou forte, no canto direito do goleiro Geílson, que fez grande defesa. O Comercial não assustava. Não conseguia organizar jogadas de contra-ataque e dava espaços preciosos no meio do campo para o trio de volantes escalado pelo técnico Marcelo Marelli: PC, Raphão e João Paulo municiavam Bruno Freitas e Luan na frente.
Apesar do domínio, o Flamengo não criava chances claras de gol. Só aos 30 é que Luan tentou um chute, após cruzamento de João Victor, da esquerda, mas Geílson pegou com tranquilidade. Dois minutos depois, porém, a superioridade do Flamengo foi premiada. A jogada começou pelo lado direito do ataque, em uma despretensiosa cobrança de lateral. O Corvo trabalhou a bola, inverteu para a esquerda até Bruno Freitas encontrar João Paulo perto da linha de fundo. Ele cruzou na pequena área e a bola sobrou para Vinícius Bebê. O zagueiro dominou sozinho, com a barriga, tirando o marcador da jogada, e abriu o placar: 1 a 0 Flamengo.
Antes do intervalo, o rubro-negro ainda teve duas chances de ampliar. Aos 41, com Zé Gatinha, após jogada de Bruno Freitas. E aos 42, em chute venenoso e cheio de efeito do lateral João Victor, que o goleiro Geílson por pouco não aceita.
O técnico Pinho, do Bafo, voltou do vestiário com duas substituições ousadas. Colocou dois atacantes para tentar o empate, mas o Flamengo continuava melhor em campo. Aos 2 minutos o atacante Luan fez boa jogada pela direita. Ganhou na velocidade do zagueiro Gut e tocou na saída de Geílson. A bola passou raspando a trave.
O primeiro lance de perigo do Comercial só aconteceu aos 14, com Michel Renner. O atacante – uma das apostas do Bafo na segunda etapa – chutou forte e exigiu boa defesa de Matheus Santillo.
Aos 20, o segundo do Fla. Bruno Freitas deu um toque de calcanhar para Greick, na direita. O lateral tocou para Luan, que invadia a área do Comercial. O atacante tentou o toque, mas a bola escapou um pouco e ia para a linha de fundo. Mas o lateral João Victor acreditou no lance e tocou para o gol. A bola ainda pegou no pé do zagueiro antes de entrar.
Expulsão e pressão
O gol de João Victor pareceu que daria tranquilidade ao Flamengo no restante do jogo. Mas apenas três minutos depois, o Comercial respondeu. O meia Danielzinho cobrou falta e, em jogada ensaiada, o atacante Paulo Henrique (outro que entrou no intervalo) aproveitou para diminuir, de cabeça.
Aos 30 aconteceu o lance que mudou o panorama da partida de vez. Luan já tinha cartão amarelo, matou um contra-ataque do Comercial com uma falta no meio do campo e foi expulso.
O time de Ribeirão Preto foi todo para o ataque e criou pelo menos três boas chances de empatar. Foi a vez do goleiro flamenguista aparecer. Matheus Santillo defendeu tudo. E operou um verdadeiro milagre, aos 43 minutos, ao sair nos pés do atacante Gleyson e garantir os três pontos.
“Na semana a gente observou muito o Comercial. O Marelli mostrou inúmeros vídeos e trabalhou demais com a gente. Nós respeitamos muito nosso adversário até pela campanha deles até aqui. Entramos focados e conseguimos impor o ritmo. Depois, com um a menos, conseguimos suportar a pressão”, afirmou Santillo ao GuarulhosWeb.
Na próxima rodada, o Flamengo vai até Franca pegar a Francana, no domingo, 2/09, às 10h. O Comercial recebe o São José, na outra segunda-feira, 3/09, às 20h, em Ribeirão Preto.
Ficha Técnica
Flamengo 2 x 1 Comercial
Campeonato Paulista 4ª Divisão – 1ª rodada, 3ª fase
Estádio Antônio Soares de Oliveira
Público: 281 pagantes
Renda: R$ 1.580,00
Gols: Vinícius Bebê, 32’1t, e João Victor, 20’2t (Flamengo); Paulo Henrique, 23’2t (Comercial)
Cartões amarelos: Matheus China, 23’1t, Gabriel Bispo, 7’2t, Gut, 40’2t, e Danielzinho, 46’2t (Comercial); Luan, 25’1t e 30’2t (Flamengo)
Cartões vermelhos: Luan, 30’2t (Flamengo)
Flamengo: Matheus Santillo, Greick, Vinícius Bebê, Brendo, PC, João Victor, Raphão (Léo Garcia, 34’2t), João Paulo, Luan, Zé Gatinha (Vinícius Faria, 44’2t) e Bruno Freitas (Lucas Rocha, 39’2t). Técnico: Marcelo Marelli
Comercial: Geílson, Luanderson, Michael Douglas, Gut e Júlio Oliveira; Gabriel Bispo, Cesinha (Paulo Henrique, 11’2t), Lineker e Matheus China (Danielzinho, intervalo); Gleyson e Maycon (Michel Renner, intervalo). Técnico: Pinho
Resultados e classificação
3ª fase – 1ª rodada
Grupo 10
Paulista 3 x 0 Primavera
Itararé x Inter Bebedouro – jogam à tarde
1º Paulista – 3 pts
2º Itararé – 0 pt
3º Inter Bebedouro – 0 pt
4º Primavera – 0 pt
Grupo 11
São José 4 x 2 Francana
Flamengo 2 x 1 Comercial
1º São José – 3 pts
2º Flamengo – 3 pts
3º Comercial – 0 pt
4º Francana – 0 pt