Esportes

Ficha ainda não caiu, diz guarulhense campeã mundial de caratê na China

A guarulhense Camila Sayuri Rodrigues Reis é tão jovem quanto vencedora. Aos 15 anos de idade ela sagrou-se campeã mundial de caratê, no último fim de semana, e confessa que ainda não tem noção do tamanho da conquista. “Acho que ainda não descobri qual é a sensação. Minha ficha ainda não caiu”, disse ao GuarulhosWeb ainda na China, nesta segunda-feira, 19/11, antes de soltar um sorriso.
 
Antes do Mundial, ela já havia vencido quatro vezes o Campeonato Brasileiro (em 2013, 2015, 2016 e 2017); duas vezes o Paulista (2013 e 2018), foi vice-campeã sul-americana (em 2015, no Chile), e campeã internacional (em 2016, também no Chile), entre outros títulos de outras organizações e de outros estados brasileiros.
 
Carateca há 8 anos, Camila levou o ouro na 5ª competição organizada pela International Karatê Organization Matsushima, realizada em Shanghai, na China. Ela venceu na categoria 14 e 15 anos e superou a adversária canadense na decisão.
 
“Eu tive que fazer três lutas. A primeira seria a mais difícil, contra uma atleta russa. Mas, no dia da competição ela não apareceu e eu ganhei por W.O. A segunda luta foi contra uma chinesa faixa preta, mais alta e mais pesada do que eu. Faltou um pouquinho para eu ganhar por nocaute. A última foi a final com uma canadense. Ela é faixa marrom, muito boa e mais leve do que eu, só que mais alta. Eu estava ganhando e ela ainda cometeu duas faltas em mim”, explicou.
 
Camila, que volta a Guarulhos na quinta-feira, é professora de caratê em um projeto social tocado pelo pai para adultos e crianças no Centro Municipal Adamastor. “Nossa turma é grande. Um dia eu fico com os iniciantes. Passo noções básicas, os primeiros golpes e, assim, eles vão para outra turma, que é tocada pelo meu pai e meu irmão”, disse.
 

Posso ajudar?