Esportes

Flamengo perde mas se salva do rebaixamento graças ao lanterna Taboão

O Flamengo de Guarulhos permanece na terceira divisão do futebol paulista. Mas, na rodada deste domingo, jogando em casa diante do Guaçuano, fez tudo para cair à quarta divisão.

O Flamengo entrou em campo, neste domingo, no Antonio Soares de Oliveira, ameaçado pelo fantasma do rebaixamento. Com 22 pontos ganhos, na 15a posição, dependia apenas de seu resultado para permanecer na A3. Bastava vencer o já classificado entre os oito primeiros Guaçuano para deixar a briga contra o descenso para XV de Jaú, Independente de Limeira e Inter de Bebedouro. O Taboão da Serra e o Osvaldo Cruz já estavam rebaixados e apenas cumpriam tabela.

Porém, prevaleceu o mau futebol apresentado pelo Flamengo durante toda a competição. Enquanto o Inter de Bebedouro era goleado pela Inter de Limeira, por 4 a 0, confirmando seu rebaixamento, o XV de Jaú vencia o rebaixado Taboão por 2 a 0 e o Independente apenas empatava com o Sertãozinho por 1 a 1.

Com esses resultados, mesmo ao tomar um gol, aos 30 da segunda etapa, do Guaçuano, o Flamengo não seria rebaixado. O XV de Jaú se safava jogando em casa, mas o Independente cairia. O Taboão da Serra diminuiu a diferença em Jaú, contra o XV que apenas administrava a vitória.

Porém, o Independente virou para cima do Sertãozinho aos 43 da etapa final. Com a vitória, a equipe de Limeira chegava aos 24 pontos e se livrava definitivamente do rebaixamento. Neste momento, o Flamengo selava sua passagem à quarta divisão, já que nem mesmo se empatasse contra o Guaçuano iria se livrar. O jogo no Tranquilidade chegava ao fim para desespero da pequena torcida do Corvo, que ainda acreditava na permanência na A3. Final: Guaçuano 1 a 0.

Quando tudo estava perdido, em Jaú, o que parecia impossível aconteceu. O Taboão da Serra, aos 47 minutos da etapa final, sem qualquer pretensão no campeonato, já que nem a lanterna da competição o time da Grande São Paulo iria perder, marcou o gol de empate em cima do XV de Jaú. Nandinho é o nome do jogador responsável por deixar o Flamengo mais um ano na terceira divisão. Não fosse esse gol, neste momento, o Flamengo de Guarulhos estaria fadado a jogar o próximo ano na Série B, a quarta divisão do futebol paulista, a mesma que hoje a AD Guarulhos disputa.

O Flamengo terminou a competição em 16o lugar, com 22 pontos, o mesmo número de Inter de Bebedouro e XV de Jáu, 17o e 18o respectivamente. Mas pelos critérios de desempate, o time de Guarulhos levou a melhor. Em 19o, ficou o Osvaldo Cruz, com 14 pontos, o mesmo número do lanterna e salvador Taboão da Serra.

Os oito primeiros clubes que seguem na briga pelas quatro vagas de acesso à segunda divisão são pela ordem de classificação: Rio Branco, Gremio Osasco, Guaçuano, Capivariano, Inter de Limeira, Marília, Juventus e Batatais.

Posso ajudar?