Participar dos Jogos Olímpicos certamente é o sonho e o auge de qualquer atleta. Para os profissionais ligados ao esporte, não é diferente. E nos Jogos Olímpicos de Londres, neste ano, três profissionais do esporte guarulhense terão a oportunidade de viver esta experiência. Técnico da Seleção Brasileira de Atletismo e também pelo treinamento de alto rendimento em Guarulhos, Katsuico Nakaia (foto) será responsável por comandar os atletas nas provas de velocidade. Neílton Moura, coordenador do atletismo guarulhense, será o treinador pessoal de Keila Costa, atleta do salto triplo. Já Maria Rita Cardoso Gomes viaja como fisioterapeuta da Seleção Feminina de Handebol.
Experiente, Nakaia ruma à sua quarta Olimpíada e tem como missão trabalhar com a renovada geração do atletismo brasileiro. O técnico comanda as equipes masculina e feminina de revezamento 4×100.
Técnico de saltos e provas combinadas, Neílton Moura também tem a final da prova do salto triplo feminino como principal meta para Keila Costa em Londres. Sob o comando do treinador desde o início do ano, a saltadora terá como maiores rivais a cubana Yargeris Savigne, a cazaque Olga Rypakova e a colombiana Caterine Ibargüen.
Integrante da comissão técnica do treinador dinamarquês Morten Soubak, a guarulhense Maria Rita terá importante papel na recuperação das atletas brasileiras nos Jogos, já que o desgaste físico no handebol é intenso, principalmente nos joelhos e nas articulações, e o intervalo entre as partidas será curto. A Seleção, que se classificou ao conquistar o ouro no Pan de Guadalajara, corre por fora na disputa por medalhas. Noruega, atual campeã mundial, França, Espanha, Rússia, Montenegro e Suécia são as principais favoritas ao título olímpico neste ano.