Dois colégio estaduais se destacaram na Olimpíada Colegial Guarulhense, que teve o encerramento no dia 29 de agosto. Apesar da distância em relação a campeã geral, a particular Eniac, elas se destacaram por vencer em suas áreas geográficas entre as escolas públicas.
A escola Parque Continental Gleba I foi a bicampeã da Diretoria Norte, com 408 alunos envolvidos em um trabalho realizado por cinco professores, responsáveis pela atuação em equipe que fez com que a escola conseguisse uma boa colocação no ranking.
Segundo a professora de educação física Rosangela Hernandes Azevedo, 43 anos, as modalidades ajudaram a escola a se destacar. A capoeira foi a modalidade que deu a Gleba I o maior número de pontos este ano.
“É difícil a gente alcançar o colégio particular porque nós não temos as modalidades em que eles ganham pontuação, como tênis de campo, natação, judô. Se tivéssemos, com certeza estaríamos lá em cima no ranking”, explica a professora.
De volta
Há oito anos sem participar da OCG, a escola Dom Paulo Rolim Loureiro entrou na competição esperando ficar entre os 30 ou 40 melhores. Ao final, a instituição estadual – que teve 200 alunos inscritos – conquistou o primeiro lugar no ranking da Diretoria Sul da Divisão Regional de Ensino de Guarulhos.
Segundo o professor de Educação Física, Marcos Gonçalves, 34 anos, “foram cerca de 10 dias para se preparar para a competição. Algumas equipes não tiveram tempo de treinar e outras apenas uma ou duas vezes. Foi uma grande surpresa para nós”, contou.
Para o professor Paulo Roberto, 37 anos, o resultado foi obtido graças aos treinamentos focados nas habilidades individuais e coletivas de cada aluno. Segundo ele, com a conquista os alunos ficaram mais motivados a participar das aulas de Educação Física. “Até quem não participou esse ano, não vê a hora de chegar as próximas olimpíadas para participar”, afirmou.