Esportes

Emprestado pelo Corinthians, Caco Espinoza faz sucesso no Flamengo

Técnico da nova geração e sobrinho do treinador campeão mundial interclubes pelo Grêmio em 1983, Valdir Espinoza, Marco Buchweitz Espinoza, 34 anos, conhecido como Caco Espinoza, faz história no comando técnico da equipe Sub-20 do Flamengo. Ele foi o responsável por duas campanhas históricas ao longo de 60 anos de existência do clube do Jardim Tranquilidade.
 
“É um cara muito bom. Não tenho palavras para descrever. É um cara que sempre me ajudou e me espelho muito. Até, hoje, compartilhamos de boas ideias sobre o futebol”, falou Caco sobre a sua relação com o tio Valdir Espinoza.
 
Funcionário do Sport Club Corinthians Paulista e devidamente emprestado ao Corvo, em função da parceria firmada entre os clubes desde 2010, Espinoza assumiu o comando da equipe guarulhense em meados de fevereiro de 2013. De lá pra cá vem conquistando resultados históricos na categoria Sub-20.
 
Em seu primeiro trabalho no escrete rubro-negro, Caco fez a melhor campanha de toda história do clube no Campeonato Paulista Sub-20, em 2013. Com 37 pontos conquistados, o selecionado do Antônio Soares de Oliveira, eliminado nas oitavas de final da competição, encerrou o certame regional na 9ª posição. O clube de Guarulhos deixou o campeonato após perder, em casa, para o Mogi Mirim, por 3 a 2 e empatar, fora, em 1 a 1. O Sapão foi o campeão do torneio. 
 
Na Copa São Paulo de Futebol Junior, time foi muito além da primeira fase
 
O técnico do Flamengo deixou de lado o comodismo e partiu em busca de um novo objetivo no clube – colocar o time entre os principais da Copa São Paulo de Futebol Júnior -, principal competição da categoria Sub-20 do País. E mais uma vez, sob o seu comando o Corvo – acostumado a deixar a competição sempre na fase de grupos – fez história nesta categoria em janeiro, quando levou o nome de Guarulhos até as oitavas de final.
 
Foram cinco partidas. Algo que jamais ocorreu em outras onze participações anteriores. Nesta competição, o Flamengo acabou eliminado nas oitavas de final pelo Atlético (MG), na Capital.
 
Além de registrar o melhor desempenho do time na Copa São Paulo, na edição deste ano, o Corvo detém a maior placar da competição. O Flamengo goleou o caçula Imagine, do Tocantins, por 9 a 0, ainda na primeira fase. 
 
Integrante do grupo Y, em Guarulhos, a equipe terminou com 100% de aproveitamento após vencer o Juventus por 4 a 3 e o Vitória (BA) por 2 a 1. Classificado e uma das sensações do torneio, o Corvo enfrentou o Palmeiras, em São Carlos, quando os garotos do Flamengo venceram o duelo por 4 a 3 e seguiram a diante para enfrentar o Galo das Minas Gerais. Na Capital, a eliminação, mas a sensação de dever cumprido.
 
“É motivo de muito orgulho ter a confiança dos gestores e a oportunidade de realizar o trabalho que deve ser feito, além de honrar esta camisa. Precisamos voltar a fazer grandes times para que o torcedor do Flamengo volte a ter alegrias e também ao estádio”, destacou o técnico Caco Espinoza.
 

Time está na próxima fase no Paulista Sub-20

Na atual temporada, o Flamengo apostou novamente nas categoria Sub-20 e no trabalho do técnico Caco Espinoza para o Campeonato Paulista. No grupo 5 ao lado de Corinthians, coirmão, Red Bull Brasil, Guaratinguetá, São José dos Campos, Taubaté e Bragantino, o Corvo conquistou sua classificação, pelo 3º lugar na chave, para a próxima fase. A estreia nesta nova etapa acontece neste sábado, 6, às 15h, diante do Audax, no estádio Antônio Soares de Oliveira.
 
Caco Espinoza esteve no comando técnico do Flamengo em 39 partidas. Conquistou 19 vitórias, 11 empates, 9 derrotas, 90 gols marcados e outros 53 sofridos. O seu retrospecto é de 60% de aproveitamento dos pontos disputados. Antes do clube guarulhense, Caco somou experiências no Fluminense (RJ), Santa Cruz (PE), São José (RS), Duque de Caxias (RJ), CFZ-Zico (RJ), Boavista (RJ) e Avaí (SC), alternando entre as categorias de base e as equipes profissionais.
 
Espinoza é cotado para assumir a equipe profissional do Flamengo, que disputará a Série A3 do Campeonato Paulistra em 2015, apesar de diretores do clube ainda não confirmarem a informação.