A Copa Davis, com seu novo formato, conheceu nesta quinta-feira os grupos da fase final que será realizada entre 18 e 24 de novembro, na Caja Mágica, em Madri, na Espanha. Atual campeã, a Croácia jogará em sua chave contra os donos da casa, que deverá ter Rafael Nadal em quadra, e a Rússia para tentar avançar às quartas de final. Derrotada na decisão do ano passado, a França enfrentará a Sérvia, de Novak Djokovic, e o Japão.
A nova Copa Davis começou no início deste mês com a realização dos playoffs, que definiram a classificação de 12 países para a fase final. Eles se juntaram aos semifinalistas de 2018 (Croácia, França, Espanha e Estados Unidos) e a dois convidados (Argentina e Grã-Bretanha). O Brasil teve a chance de avançar para esta etapa, mas foi derrotado por 3 a 1 pela Bélgica, em Uberlândia (MG).
O sorteio desta quinta-feira, em Madri, definiu os seis grupos da fase de classificação com três países cada. Eles se enfrentarão em suas chaves e os seis líderes mais os dois melhores segundos colocados – com a melhor campanha baseada na porcentagem de sets ganhos (seguido por games vencidos) – avançarão às quartas de final.
O evento foi realizado na Real Casa dos Correios, em Madri, e contou com a presença do norte-americano David Haggerty, presidente da Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês), e do zagueiro Gerard Piqué, do Barcelona, que é o fundador e presidente da Kosmos, empresa que comprou os direitos de comercialização da Copa Davis nos próximos 25 anos.
“A Davis segue tendo sua tradição e as finais em Madri serão uma combinação de inovação e tradição”, disse Haggerty. “Este projeto significa muito. Temos uma grande equipe com integrantes jovens e outros integrados no mundo do tênis há muito tempo. Gente capacitada e com ilusão de que seja um projeto incrível para que Madri, e todo o mundo, respire tênis durante essa semana”, comentou Piqué.
Confira os grupos da fase final da Copa Davis:
Grupo A – França, Sérvia e Japão
Grupo B – Croácia, Espanha e Rússia
Grupo C – Argentina, Alemanha e Chile
Grupo D – Bélgica, Austrália e Colômbia
Grupo E – Grã-Bretanha, Casaquistão e Holanda
Grupo F – Estados Unidos, Itália e Canadá