Enquanto Tóquio e Pequim recebem torneios que distribuem 500 pontos ao campeão no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), Thomaz Bellucci segue sua estratégia de galgar posições jogando torneios challenger. Nesta semana, porém, a proposta foi infrutífera. Afinal, o brasileiro foi eliminado na segunda rodada do Challenger de Mons (Bélgica).
Quarto cabeça de chave da competição, Bellucci perdeu nesta quinta-feira para o turco Marsel Ilhan, número 128 do ranking mundial, com parciais de 7/6 (9/7) e 6/4, em um a partida que durou pouco mais de duas horas. Na estreia, quarta, ele vencera o francês Kenny de Schepper, também em dois sets.
No jogo desta quinta, Bellucci teve 0-40 no saque do turco para conseguir uma quebra, mas desperdiçou todos os três break points. Depois, foram três set-points desperdiçados no tie-break, quando tinha 6/3. A única quebra da partida foi no último game. O brasileiro sacou pressionado, em 4/5, e acabou sendo quebrado.
Bellucci é o atual 68.º do ranking mundial e deverá somar apenas seis pontos pelo resultado em Mons, mantendo-se na mesma faixa do ranking. Na semana que vem ele joga Challenger em Rennes, na França.