Esportes

Boxe guarulhense atua como agente de integração social

Nem sempre a disputa pelas primeiras colocações está entre os maiores objetivos da prática esportiva. A integração social e preceitos de saúde são mecanismos utilizados pela Associação Guarulhense de Boxe, coordenada pelo ex-atleta Arivaldo Silva, para recuperação e inserção de jovens dentro da sociedade civil.
 
“Na periferia existem mais moleques que aqui na região do Centro, e procuram muito o Boxe, que é encarado por muitos deles como a tábua da salvação, principalmente do uso de drogas e da criminalidade em fatos gerais”, revelou Arivaldo Silva sobre a procura desta modalidade esportiva em Guarulhos.
 
No entanto, o dirigente criticou os métodos utilizados pelos veículos de comunicação, em âmbito geral, a forma como trabalham determinados conteúdos, bem como sua importância e valorização. Segundo Silva, aspectos que retratam vulgaridade e o menosprezo do indivíduo ganham destaque nos noticiários, e acabam prejudicando a massificação de boas iniciativas.
 
“Nem todo mundo gosta de ler em nosso País. Caso tenhamos uma matéria de esporte, talvez este possa gostar do Boxe, ele logo demonstra o desinteresse por ela. Às vezes querem ver uma matéria policial e não uma de esporte, até por que a mídia atinge mais as coisas ruins do que as boas, o que acaba gerando o ibope, que também é proporcionado por mulheres nuas ou de bumbum de fora”, criticou.
 
Para vencer as dificuldades apresentadas e dar sequência ao seu trabalho social, por meio do Boxe, Arivaldo Silva enalteceu a participação da Federação Paulista de Pugilismo e da Secretaria de Esportes, que segundo o próprio, proporciona certa visibilidade ao projeto e consequentemente despertando o interesse de outros para a sua prática. 
 
“Essa participação da Federação (Paulista de Pugilismo) pelo qual está trazendo os campeonatos para a cidade, nos proporciona uma boa visibilidade e nos torna ainda mais conhecidos. Também nos propicia uma amplitude local considerada boa, principalmente, pelo trabalho que realizamos com a imprensa local, que nos atende bem em todo município de Guarulhos”, encerrou.

Posso ajudar?