Em busca de seu retorno a Série A2 do Campeonato Paulista, o Flamengo, comandado pelo técnico Caco Espinoza, faz sua estreia na Série A3 neste domingo, 01, às 16h, diante da Santacruzense, na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo. Sua última participação no segundo nível do futebol paulista aconteceu em 2010, quando encerrou o campeonato na incomoda 19ª posição com apenas 10 pontos conquistados e voltou à terceira divisão.
Por encerrar a última edição da Série A3 entre os dez primeiros colocados, a equipe guarulhense ganhou o benefício de atuar mais em casa do que como visitante nesta primeira fase do estadual. No último ano o Corvo também conquistou este direito por encerrar o certame de 2013 na 5ª posição. No entanto, o fator campo não prevaleceu sobre os adversários, tanto que o selecionado do Antônio Soares de Oliveira em dez compromissos, conquistou apenas uma vitória.
Entretanto, o Corvo foi o visitante com maior aproveitamento atuando fora de seus domínios. Conquistou 70% dos pontos disputados em nove partidas realizadas. Sua campanha longe do município foi composta por cinco triunfos, um empate, três derrotas, 14 gols marcados e outros 7 sofridos. No Ninho do Corvo a situação foi totalmente adversa. Em dez compromissos foram apenas uma vitória, 6 empates, 3 derrotas, 9 gols próprios e outros 12 sofridos.
Para esta temporada a direção do Flamengo apostou, além das jovens promessas do Corinthians, parceiro do clube desde 2010, em atletas com experiência nas divisões inferiores do futebol gaúcho. O elenco flamenguista está praticamente fechado, mas apenas 20 atletas foram inscritos para esta primeira rodada. Outros oito podem chegar após a avaliação do técnico Tite em seu elenco para a sequência do campeonato.
Além das dez contratações anunciadas pelos dirigentes do Corvo, desembarcaram em Guarulhos o volante Fabiano Alves, ex-Bragantino (SP), o lateral-direito Guilherme Placca, o zagueiro Lucas Seixas, ex-Votuporanguense (SP), e o atacante Fabrício Lima, emprestado pelo Corinthians. Foram promovidos da equipe que disputou a última Copa São Paulo o atacante Arlindo Rodrigues, o volante Dawhan Fran e o goleiro Matheus Santillo.