Esportes

Brasileiro João Souza, o Feijão, cai logo na estreia no ATP 250 de Quito

O tênis do Brasil não teve um bom início no ATP 250 de Quito, no Equador, que abre a série de torneios pela América do Sul em quadras de saibro. Nesta terça-feira, o paulista João Souza, o Feijão, atual número 2 do País e 113 do mundo, caiu de virada logo na estreia para o colombiano Alejandro Falla, 122.º colocado do ranking mundial, por 2 sets a 1 – com parciais de 6/7 (3/7), 6/1 e 6/4.

A competição na capital equatoriana substitui, a partir deste ano, a que acontecia em Viña del Mar, no Chile. Nas próximas semanas, pela ordem, serão realizados o Brasil Open (ATP 250 em São Paulo), o Rio Open (torneio de nível ATP 500) e o ATP 250 em Buenos Aires, na Argentina. Serão nestes torneios que os tenistas brasileiros se prepararão para o confronto do Grupo Mundial contra os argentinos, no início de março.

Na segunda rodada, que vale como oitavas de final, Alejandro Falla terá pela frente o italiano Paolo Lorenzi, que nesta terça-feira suou para derrotar de virada o espanhol Adrian Menendez por 2 sets a 1 – com parciais de 4/6, 6/4 e 7/6 (7/1).

O torneio em Quito tem o espanhol Feliciano López, número 14 do mundo, como o primeiro cabeça de chave. Ele, o colombiano Santiago Giraldo, o espanhol Fernando Verdasco e o eslovaco Martin Klizan receberam o “bye” da organização por serem os melhores ranqueados e só começarão a disputa a partir da segunda rodada.

Em outros jogos desta terça-feira em Quito, vitórias do sérvio Dusan Lajovic, do argentino Renzo Olivo, do austríaco Gerald Melzer, do chileno Nicolas Jarry, do espanhol Daniel Gimeno-Traver e do colombiano Alejandro González.

NA FRANÇA – No ATP 250 de Montpellier, disputado em quadras rápidas indoor, o francês Gael Monfils, cabeça de chave número 1, conheceu o seu rival de estreia. “Bye” na primeira rodada, o 20.º colocado do ranking mundial enfrentará o compatriota Kenny De Schepper, que bateu o turco Marsel Ilhan por 2 sets a 1 – com parciais de 6/4, 3/6 e 6/3.

Em outros resultados do dia, vitórias dos franceses Edouard Roger-Vasselin, Lucas Pouille, Paul-Henri Mathieu e Benoit Paire, do finlandês Jarkko Nieminen e do israelense Dudi Sela.

NA CROÁCIA – No ATP 250 de Zagreb, também disputado em quadras rápidas indoor, destaque para a difícil vitória de virada do sérvio Victor Troicki, cabeça 7, contra o ucraniano Illya Marchenko por 2 sets a 1 – com parciais de 4/6, 7/6 (7/3) e 7/6 (7/3). Seu próximo rival será o japonês Go Soeda, que passou pelo alemão Matthias Bachinger por 7/6 (7/4) e 7/5.

Outros vitoriosos do dia em Zagreb, que tem o croata Ivo Karlovic como o cabeça de chave número 1, foram o russo, Mikhail Youzhny, o cipriota Marcos Baghdatis, o italiano Andreas Seppi e o bósnio Damir Dzumhur.

Posso ajudar?