A produção industrial cresceu 1,9% no quarto trimestre de 2017 em relação ao trimestre imediatamente anterior, segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal divulgados nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE, a recuperação da indústria é lenta e gradual, mas está ganhando ritmo. No primeiro trimestre, a indústria cresceu 1,3%; no segundo, 1,2%; e no terceiro, 1,3%, sempre na comparação com o trimestre imediatamente anterior.
“Seja trimestral, seja semestral, ou seja pelo resultado de dezembro, a desempenho dá dimensão da melhora, de ganho de espaço. Em termos de patamar de produção, a gente estava muito próximo do início de 2009 e tem um distanciamento agora. Mas também dá ideia de quanto a indústria tem ainda a recuperar”, lembrou Macedo.
Na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, a indústria registrou expansão de 4,9% no quarto trimestre de 2017, após avanços mais brandos nos trimestres anteriores (1,3% no primeiro trimestre; 0,4% no segundo trimestre; e 3,2% no terceiro trimestre).
“(A pesquisa) Mostra claramente 2017 com um ritmo diferente do que a gente estava acostumado nos anos anteriores. Qualquer comparação que você olha dá um pouco essa dimensão de aceleração maior nesse final de ano”, observou Macedo.
Interrupção de quedas
Em 2017, a produção industrial cresceu 2,5%, após acumular uma queda de 16,7% nos três anos anteriores (-3% em 2014; -8,3% em 2015; e -6,4% em 2016).
“Claro que o resultado de 2017 é positivo, mas ainda está muito longe de recuperar as perdas do passado”, concluiu Macedo.