A venda de veículos novos no Brasil alcançou 207,3 mil unidades em março, alta de 9,6% em comparação com igual mês do ano passado e crescimento de 32,2% sobre o resultado de fevereiro, informou nesta quinta-feira, 5, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). No acumulado do ano, o mercado sobe 15,6% em relação a igual período do ano anterior, para 545,5 mil unidades.
Por segmento, as vendas de automóveis e comerciais leves, juntos, somaram 200,3 mil unidades em março, expansão de 8,8% em relação a março de 2017 e de 31,8% ante o volume do mês anterior. De janeiro a março, os emplacamentos destes dois segmentos acumulam avanço de 14,7% em relação a igual intervalo do ano passado, para 528,2 mil unidades.
Entre os pesados, foram 5,9 mil caminhões vendidos no terceiro mês do ano, expansão de 44,5% ante igual mês do ano passado e de 46,8% sobre o resultado de fevereiro. No acumulado do ano, o segmento acumula avanço de 50,4%, para 14,5 mil unidades.
No caso dos ônibus, as montadoras venderam 1,03 mil unidades em março, alta de 21,2% sobre o resultado de igual mês do ano passado e de 19,3% em relação a fevereiro. O crescimento no acumulado do ano é de 54,2%, para 2,75 mil unidades.
Estoques
Os pátios das montadoras e das concessionárias terminaram março com 230,7 mil veículos à espera de um comprador. O estoque é suficiente para 34 dias de venda, considerando o ritmo de desencalhe registrado em março.
Um mês antes, o número de veículos encalhados era de 226,5 mil, suficiente para 33 dias de vendas, também considerando o ritmo de março. Segundo a Anfavea, o ideal é que os estoques sustentem cerca de 30 dias de vendas.