Economia

Quarta edição do Caderno Econômico de Guarulhos aponta crescimento do PIB

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI) de Guarulhos lançou na noite desta quarta-feira, dia 9, no Monaco Convention & Hotel, a quarta edição do Caderno Econômico, em evento que reuniu o prefeito Guti, entidades empresariais e empreendedores da região.
 
A nova publicação, que teve parte dela encartada na edição de maio da revista Exame e pode ser consultada na íntegra no link www.guarulhos.sp.gov.br/pagina/caderno-economico-de-guarulhos, traz números de exportação e importação do município, que indicam a retomada do crescimento do setor, e a melhora do PIB (Produto Interno Bruto) da cidade, que fez Guarulhos subir uma posição no ranking nacional, de 13º para 12º, e manteve o município com a 4ª economia do Estado de São Paulo.
 
Além dos números, a publicação reforça a importância do investimento em infraestrutura para a possibilidade de um maior desenvolvimento econômico, o que afeta diretamente a vida dos moradores e trabalhadores de Guarulhos. 
 
Durante o lançamento, o prefeito Guti enalteceu o trabalho desenvolvido para a elaboração do Caderno Econômico. “Quero parabenizar todos os envolvidos na produção deste Caderno. Ele é praticamente um manual para que os empreendedores se orientem e tragam mais investimentos para a cidade. Esse material mostra que é possível confiar e investir em Guarulhos”, enfatizou.
 
Para o secretário Rodrigo Barros, as informações da atual publicação mostram uma tendência de crescimento da indústria local. “É importante verificar que o aumento da importação mostra que boa parte do que é trazido de fora são bens que serão transformados dentro do município pela indústria local. Isso aponta uma movimentação importante no setor”, destacou. 
 
O diretor-titular do Ciesp/Guarulhos, Mauricio Colin, falou da relevância da publicação. “Acho o caderno muito importante. Isso faltava em Guarulhos, e a cada edição você percebe um amadurecimento. Precisávamos desses dados da cidade para ver qual é o melhor caminho e, por isso, a publicação acaba nos ajudando nas decisões para o futuro”, esclareceu.
 
“O Caderno Econômico, além de oferecer suporte para os empresários do município, também mostra uma aproximação do empresariado com a gestão atual e a confiança que eles têm no Governo Municipal. Nós também reconhecemos a importância das empresas e, juntos, podemos trabalhar pela qualificação da mão de obra e o aumento do salário médio”, afirmou Rodrigo Barros.
 
Após as apresentações dos números, houve um debate entre Rodrigo Barros e os superintendentes Francisco Carone, do Saae Guarulhos, e Roberval Tavares, da Sabesp. Este também é presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental.
 

Posso ajudar?