República Checa e Rússia terminaram empatadas em 1 a 1 neste sábado, no primeiro dia da decisão da Fed Cup – a versão feminina da Copa Davis. As principais tenistas dos dois países confirmaram o favoritismo e venceram seus jogos no piso duro da O2 Arena de Praga, a capital checa.
A checa Petra Kvitova vacilou no primeiro set, mas depois dominou a partida contra a russa Anastasia Pavlyuchenkova e venceu por 2 sets a 1 – com parciais de 2/6, 6/1 e 6/1. Kvitova busca o tetracampeonato e tenta manter a hegemonia de seu país, que não perde em casa desde 2009 – a República Checa é a atual campeão do torneio.
A russa Maria Sharapova tentará estragar a festa, levar seu país ao quinto título e encerrar um jejum que já dura sete anos – foram vice em 2011 e 2013. Neste sábado, ela derrotou sem muita dificuldade Karolina Pliskova por 6/3 e 6/4 para deixar o placar da disputa igual. O desempate sairá do duelo entre as duas principais tenistas de cada país neste domingo, às 9 horas (horário de Brasília).
Na sequência, haverá o duelo entre Pliskova contra Pavlyuchenkova. Caso seja necessário, haverá um duelo de duplas para definir o país campeão. Estão escaladas Lucie Safarova e Barbora Strycova, pela República Checa, contra Ekaterina Makarova e Elena Vesnina, pela Rússia.