Prêmio Jabuti entra na reta final com Chico Buarque entre os finalistas

O Prêmio Jabuti 2020 revelou nesta quinta-feira, 5, a última lista de finalistas de sua 62ª edição. Na categoria romance, concorrem Maria Valéria Rezende (<i>Carta à Rainha Louca</i>) e Chico Buarque (<i>Essa Gente</i>). Ambos já se encontraram na edição de 2015 – ela ganhou com <i>Quarenta Dias</i>. Também estão na lista Adriana Lisboa (<i>Todos os Santos</i>), Paulo Scott (<i>Marrom Amarelo</i>) e Itamar Vieira Junior (<i>Torto Arado</i>).

São, ao todo, 20 categorias, e nesta nova lista anunciada pelo Jabuti estão os cinco finalistas de cada uma delas – a lista com os 10 finalistas saiu em outubro. Nélida Piñon, Djamila Ribeiro, Laurentino Gomes e Ailton Krenak também estão no páreo.

Obras que abordam a questão racial e a luta antirracista se destacam, assim como a presença de editoras pequenas – exceto na categoria Romance literário, que tem quatro finalistas do Grupo Companhia das Letras (três deles do selo Alfaguara) e um da Todavia.

A cerimônia de premiação do Jabuti, quando também será conhecido o vencedor do Livro do Ano, será no dia 26 de novembro, com transmissão pelas redes sociais da Câmara Brasileira do Livro. O vencedor de cada categoria receberá o valor de R$ 5 mil e a estatueta do prêmio, exceto na categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior, que leva só a estatueta. O autor do Livro do Ano (concorrem os vencedores dos eixos Ensaios e Literatura) ganha R$ 100 mil.

Posso ajudar?