Sexto colocado no Mundial de Atletismo deste ano na prova de 20km da marcha atlética, Caio Sena Bonfim vai participar também dos 50km nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O atleta brasiliense fez o índice na sua primeira prova da distância, ao vencer o Campeonato Norte-Americano, domingo, em Santee, na Califórnia (EUA).
O site do evento até esta segunda-feira não trazia os tempos oficiais, mas Caio subiu ao pódio com a marca extraoficial de 4h01min47s, de acordo com ele sob sol escaldante. Para estar nos Jogos Olímpicos, a marca mínima exigida é de 4h03min00s.
Participar das duas provas de marcha atlética da Olimpíada significa marchar por 70km num intervalo de sete dias – cada prova será numa sexta-feira. Caio, entretanto, se espelha na lenda Robert Korzeniowski, polonês que nos Jogos de Sydney, no ano 2000, ganhou ambas as provas. O australiano Jared Tallent, em 2008, também foi ao pódio nas duas distâncias, mas são poucos os atletas que competem nas duas.
Caio, especialista nos 20km, fez excelente temporada em 2015 e alcançou um inédito sexto lugar no Mundial de Pequim (China), indicando que é candidato ao ouro nos Jogos Olímpicos do Rio, especialmente se os russos não puderem competir.
A prova de Santee foi a primeira dele nos 50km e Caio já se tornou o quarto melhor brasileiro de todos os tempos. Neste ano, Mario José dos Santos Júnior bateu o recorde nacional: 3h55min36s e fez índice olímpico. Jonathan Riekmann, que também tenta o índice, nunca fez abaixo de 4h08min.