Responsável por levar a Alemanha ao tetracampeonato mundial no Brasil, no ano passado, o técnico Joachim Löw renovou nesta sexta-feira seu contrato com a seleção alemã. O treinador estendeu seu vínculo por mais dois anos, garantindo sua permanência no comando da equipe até o fim da Copa do Mundo de 2018.
“Eu já disse várias vezes que provar porque fomos campeões no Brasil continua sendo um desafio incrível e motivador”, disse Löw após assinar o novo contrato. “Nossos jovens jogadores ainda precisam ser desenvolvidos e o mesmo acontece com outros atletas, mais experientes.”
O técnico assumiu a equipe ao fim da Copa de 2006, disputada na Alemanha. Sem alcançar a meta de ser campeão em casa, o então treinador do time Jürgen Klinsmann deixou o cargo. Löw, então auxiliar de Klinsmann, assumiu o cargo e levou a Alemanha à semifinal do Mundial de 2010 e ao título, quatro anos depois.
O desafio de Löw agora é remontar a seleção alemã, que sofreu seguidas baixas ao fim da Copa no Brasil. O time perdeu jogadores como o lateral Phillip Lahm, capitão na conquista do tetra, o atacante Miroslav Klose e o zagueiro Per Mertesacker, que anunciaram a aposentadoria da seleção.
Com a Copa de 2018 ainda distante, Löw trabalha na reformulação da equipe enquanto a Alemanha disputa as Eliminatórias da Eurocopa de 2016, na França. Ainda sem exibir o mesmo brilho de 2014, o time ocupa o segundo lugar do Grupo D, com duas vitórias, uma derrota e um empate.