Após um início de ano conturbado, a Juventus voltou a subir no Campeonato Italiano, emplacou uma série de seis vitórias consecutivas e já se aproxima da zona de classificação à Liga dos Campeões da Europa. Neste domingo, pela 16.ª rodada da competição, o time de Turim venceu a vice-líder Fiorentina por 3 a 1, em casa, de virada.
A impressionante sequência iniciou contra o arquirrival Torino e teve difíceis jogos, como por exemplo contra Milan e Lazio. Agora a Juventus ocupa a quarta posição, com 30 pontos, dois a menos que o terceiro colocado Napoli – último classificado à Liga dos Campeões.
Já a Fiorentina, que ostentava nove jogos sem derrota na temporada, parou nos 32 pontos e viu a líder Inter de Milão se distanciar na ponta após golear a Udinese no sábado e chegar aos 36 pontos.
A partida começou com uma boa vantagem para a Fiorentina. Mesmo fora de casa, o time conseguiu um pênalti no primeiro minuto. Na cobrança, Ilicic soltou a bomba de perna esquerda e não deu chances para Buffon defender.
Entretanto, a Juventus soube responder logo em seguida. Aos seis minutos, o colombiano Cuadrado recebeu cruzamento e, no segundo poste, cabeceou por cobertura sobre o goleiro Tatarusanu, marcando um belo gol de empate.
A sequência da primeira etapa foi um jogo de estratégias diferentes. Enquanto a Fiorentina tentava manter a posse de bola para criar jogadas, a Juventus apostou nos contra-ataques. Mesmo assim, nenhuma das equipes chegou ao gol antes do intervalo.
No segundo tempo, os gols da vitória só aconteceram nos minutos finais. Aos 35, Mandzukic aproveitou rebote para virar o jogo para a Juventus. Já nos acréscimos, aos 47, Dybala apareceu para dar números finais ao marcador.
Durante a semana, as equipes vão focar na disputa das oitavas de final da Copa da Itália, na quarta-feira. Enquanto a Fiorentina recebe o Carpi, a Juventus tem pela frente o dérbi contra o Torino.