A Conmebol divulgou nesta segunda-feira o seu novo ranking de clubes, que neste ano serviu como parâmetro para o formato do sorteio dos grupos da Copa Libertadores de 2016, marcado para acontecer nesta terça, em Assunção, no Paraguai. E, baseada nesta listagem, a entidade que dirige o futebol sul-americano confirmou Corinthians e Atlético-MG, respectivos atuais campeão e vice-campeão brasileiro, como únicos cabeças de chave do País no sorteio.
Isso significa dizer que Corinthians, Palmeiras e São Paulo podem cair no mesmo grupo na competição continental. O time alviverde já está garantido neste estágio do torneio por ter sido campeão da Copa do Brasil, enquanto a equipe do Morumbi terá de jogar a fase preliminar, classificatória para a fase de grupos, contra Oriente Petrolero-BOL, Huracán-ARG, Independiente del Valle-EQU, Cesar Vallejo-PER, River Plate-URU ou Puebla-MEX.
Outro time nacional já garantido diretamente na fase de grupos é o Grêmio, que terminou o Brasileirão em terceiro lugar e também corre o risco de encarar um duelo contra um rival do País em uma das chaves da competição.
Além de Corinthians e Atlético-MG, listados nesta segunda como respectivos 9º e 13º colocados do ranking da Conmebol, Boca Juniors (1º), River Plate (2º), Peñarol (3º), Nacional-URU (5º), Olímpia (7º) e San Lorenzo (14º) serão os outros seis cabeças de chave do sorteio desta terça, marcado para começar às 21h30 (horário de Brasília).
Estas equipes citadas acima estão no pote 1 do sorteio, enquanto o pote 2 terá Grêmio (16º colocado do ranking da Conmebol), Emelec (18º), Cerro Porteño (19º), Atlético Nacional (20º), Bolívar (21º), Colo-Colo (24º), Palmeiras (31º) e The Strongest (33º). Já o pote 3 conta com Liga Deportiva de Quito (34º), Sporting Cristal (38º), Deportivo Cali (44º), Deportivo Táchira (49º), Rosario Central (71º), Melgar (108º), Cobresal (123º) e Trujillanos (175º).
O pote 4, por sua vez, contará com os ganhadores dos cruzamentos da fase preliminar da competição (G1, G2, G3, G4, G5, G6) e os mexicanos Pumas e Deportivo Toluca.
Para definição do seu ranking, a Conmebol disse que levou em conta três itens principais separados da seguinte forma: 1 – performance dos times nos últimos dez anos, com um escalonamento de pontos determinados de acordo com o desempenho entre 2006 e 2015; 2 – o coeficiente histórico, que computa pontos somados na Libertadores de 1960 a 2005; 3 – campeão do campeonato nacional de cada país entre 2006 e 2015.
Para entender os critérios adotados para o seu novo ranking e a distribuição de pontos, a Conmebol divulgou nesta segunda-feira o seguinte link: http://www.conmebol.com/es/21122015-1703/se-lanza-el-ranking-conmebol-de-copa-libertadores#sthash.wkMXWmQu.dpuf.