Ficou tudo igual no jogo dos Botafogos. Em partida disputada em João Pessoa, Botafogo da Paraíba e Botafogo do Rio empataram em 2 a 2 na noite dessa quarta-feira. Rafael Oliveira e Bill marcaram duas vezes cada. Com o resultado, as equipes voltarão a se enfrentar para definir qual avançará para a segunda fase da Copa do Brasil.
O técnico do Botafogo carioca, René Simões, decidiu preservar alguns jogadores para a partida do fim de semana pela penúltima rodada do Campeonato Carioca, e assim mandou a campo um time “alternativo”. Com muitos reservas, a equipe mista escalada por Simões sentiu a falta de entrosamento – e pagou caro por isso.
Jogando com o apoio da torcida, o Botafogo da Paraíba não se intimidou diante do adversário mais famoso. Trocando bons passes e buscando triangulações, o time da casa chegou com alguma insistência ao ataque no primeiro tempo. E abriu o marcador com justiça.
O placar foi aberto aos 12. Rafael Oliveira – que no último treino antes da partida sentiu a coxa e chegou a ser vetado para o jogo – recebeu passe quase na pequena área após boa jogada de linha de fundo pela direita e desviou de Jefferson.
Foi só a partir daí que o time carioca melhorou. Tomas se aproximou de Murilo e André na frente e o Botafogo carioca começou a pressionar. Só não chegou ao empate no primeiro tempo porque o goleiro Genivaldo, em noite inspirada, salvou em duas oportunidades.
Para a etapa complementar, René Simões resolveu mudar o ataque, sacando a dupla Murilo e André e colocando Jobson e Bill.
A mudança deu certo. No primeiro minuto, Jobson teve uma boa chance pela esquerda, mas chutou em cima de Genivaldo. No minuto seguinte, Bill recebeu na área, girou o corpo e chutou; a bola bateu na mão de Zaqueu e o árbitro assinalou pênalti. Bill foi para a cobrança e empatou a partida.
Aos 6, a dupla voltou a funcionar. Jobson recebeu passe na direita, foi ao fundo e cruzou rasteiro para Bill, que do meio da área se atirou na bola para virar o marcador.
A partir daí, o jogo ficou aberto. Nos minutos seguintes, o time carioca teve a chance de ampliar o marcador, mas aos poucos os donos da casa reequilibraram a partida. As entradas de André Cassaco e Airton deram novo fôlego ao time. Até que, aos 30, Rafael Oliveira aproveitou cobrança de escanteio para, de cabeça, buscar o empate e definir o marcador.
FICHA TÉCNICA:
BOTAFOGO-PB 2 X 2 BOTAFOGO
BOTAFOGO-PB – Genivaldo; Gustavo, Mauro, Roberto Dias e Zaqueu; Hercules, Guto, Doda (Bismarck) e Alex Cazumba (Airton); Juninho (André Cassaco) e Rafael Oliveira. Técnico – Marcelo Vilar.
BOTAFOGO – Jefferson; Luis Ricardo, Alisson (Willian Arão), Renan Fonseca e Jean; Diego Giaretta, Fernandes, Elvis e Tomas; Murilo (Jobson) e André (Bill). Técnico – René Simões.
GOLS – Rafael Oliveira, aos 12 minutos do primeiro tempo; Bill, aos 2 e aos 6, e Rafael Oliveira, aos 30 do segundo tempo.
ÁRBITRO – Pablo Ramon Pinheiro (RN).
CARTÃO AMARELO – Murilo, Doda, Diego Giaretta, Guto, Willian Arão, Bill, Jefferson e Zaqueu.
RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.
LOCAL – Estádio Almeidão, em João Pessoa (PB).