Depois de abrigar as atividades da equipe de Rugby da Portuguesa, a cidade de Guarulhos passará a contar a partir do próximo mês com o selecionado do Guarulhos Rugby. No entanto, os atletas já iniciaram suas atividades e se preparam para os compromissos do time nesta temporada. Os trabalhos estão sendo realizados momentaneamente no Bosque Maia.
“Tínhamos alguns amigos que estavam na Portuguesa e decidimos em conjunto fazer algo mais organizado e abrir uma associação para criar o Guarulhos Rugby e assim ter a possibilidade de massificar esta modalidade no município”, explicou o coordenador e professor de educação física, Virgílio Júnior.
Segundo o gestor do Guarulhos Rugby, a intenção é a de massificar a modalidade no município, já que o Rugby se tornou modalidade olímpica e será disputada pela primeira vez neste ano nos jogos do Rio de Janeiro. Entretanto, Júnior afirma que o objetivo é o de iniciar suas atividades apenas após os festejos de carnaval, mas teve que ceder aos apelos dos atletas para começar os preparativos antes do previsto.
“Como eles estão ansiosos, estamos fazendo alguns treinos no Bosque Maia em preparação para um torneio que vamos participar na Praia Grande. A nossa intenção é a de fazer o lançamento da associação e consequentemente da equipe após o carnaval. Estaremos com equipes masculina e feminina divididas em times com 7 e 15 atletas”, ressaltou Virgílio.
Como planejamento, o professor de educação física indica a possibilidade da iniciação dentro do convívio escolar das crianças, em especial, nas unidades do Ceu’s (Centro de Educacional Unificado) do município. Após esta etapa, os mesmos pretendem expandir por toda a cidade em diversos locais. Para tal feito, eles também têm como propósito a capacitação de profissionais.
“Vamos começar a fazer um trabalho nos céus. Estamos indo para a Praia Grande com três equipes (2 masculinos e 1 feminino). A ideia é capacitar professores de educação física e a princípio levar para os Céu’s e levar consequentemente para as escolas. Depois de difundir nas escolas, o nosso propósito é expandir para toda cidade”, concluiu.