Apesar de destoar das demais apresentações no Campeonato Paulista da Série A3, o Flamengo não conseguiu evitar a derrota, em casa, por 1 a 0 frente ao Atibaia, que com o triunfo garantiu sua classificação para a próxima fase da competição estadual. Já o Corvo deve reunir suas forças para a disputa da Copa Paulista, porém, esta definição deve acontecer somente na próxima quarta-feira, 22.
Para um, a partida significa apenas a despedida e a frustração de não estar entre os oito classificados que seguem na luta pelo sonhado acesso à Série A2, e do outro lado uma equipe que precisava a todo custo da vitória para se manter no G8. Este foi o panorama inicial de Flamengo e Atibaia, que contava em seu banco de suplentes com o técnico Luiz Carlos Ferreira, conhecido como o “Rei do Acesso”.
No entanto, mesmo com décima nona formação em dezenove jogos neste campeonato, a equipe guarulhense vendeu caro a derrota para o Falcão. Tanto que os comandados do técnico Caco Espinoza, que tem seu futuro indefinido no Corvo, conseguiram controlar o ímpeto dos visitantes e seguram a igualdade sem gols nos primeiros 45 minutos de partida. Aliás, teve até maior posse de bola e boas chances para abrir o marcador.
Sem alternativas, o selecionado de Atibaia adotou como postura a velha tática do tudo ou nada. E dessa forma, o time do técnico Ferreirão conseguiu dominar às ações da partida e em apenas sete minutos foi responsável por nada mais nada menos do quê três ótimas oportunidades para inaugurar o placar em branco no Antônio Soares de Oliveira. A vitória para os visitantes era de fundamental importância para as pretensões do Falcão.
Entretanto, coube ao experiente atacante Adauto, campeão brasileiro pelo Atlético (PR) em 2001, a incumbência de colocar o Atibaia na próxima fase da competição. Cobrança de falta do meia Renatinho, pelo lado esquerdo, o atacante Brayan Riascos , desajeitado, tentou se proteger, mas acabou interceptando de forma direta a trajetória da bola. Pênalti. Com muita categoria e tranquilidade, o camisa nove da equipe do interior balançou as redes do goleiro Douglas Baldini.
Em busca de reverter o placar, Espinoza tentou solucionar um dos maiores problemas do Flamengo na competição, a criação de jogadas no meio-campo, com as entradas dos meias Gustavo Engel e Rubens Magalhães. E mesmo com as modificações, tanto o velocista atacante colombiano, Brayan Riascos, quanto Billy, poucas vezes foram acionados no ataque flamenguista.
Mas, a pressão exercida nos minutos finais de partida não foi suficiente para que o Flamengo escapasse da derrota, aliás, a quarta em casa na competição, em sua despedida da Série A3 do Campeonato Paulista. Ao final da participação do Corvo muitas dúvidas ficaram sem respostas. Uma delas é sobre a continuidade ou não da parceria com o Corinthians e a outra é a possível participação na Copa Paulista.
Ficha Técnica
Flamengo 0 x 1 Atibaia
Local: Estádio Municipal Antônio Soares de Oliveira;
Árbitro: José Claudio Calógero
Público: 202 torcedores;
Renda: R$ 2 490,00;
Cartões Amarelos: Renato Saldanha, Lucas Áfrico e Brayan Riascos (Flamengo), Léo Cruz e Thierry (Atibaia);
Gol: Adauto aos 7 do 2 Tempo (Atibaia);
Flamengo – Douglas Baldini, Guilherme Placca, Renato Saldanha, Railon Souza (Carlos Júnior) e Lucas Áfrico, Douglas TRex (Rubens Magalhães), Fábio Souza, Otávio Júnior e Leandro Gobatto (Gustavo Engel), Brayan Riascos e Billy – Técnico: Caco Espinoza
Atibaia – Altenir, Nando, Nathan, Márcio Marcelo e Maurício, Léo Cruz (Danilo), Paraíba, Thierry (Juninho) e Renatinho, Elvinho e Adauto (Júlio César) – Técnico: Luiz Carlos Ferreira