Esportes

Faculdade abre inscrições para Núcleo de Bocha adaptado

A Faculdade Anhanguera de Guarulhos está com inscrições abertas para o Núcleo de Bocha Adaptado. O grupo, criado recentemente pela Instituição em parceria com o Núcleo de Apoio e Desenvolvimento a Pessoa com Deficiência de Guarulhos (NADPD), tem o objetivo de divulgar a modalidade esportiva e iniciar a formação de atletas paralímpicos na categoria na cidade.
 
O jogo de bocha adaptado é voltado para pessoas com paralisia cerebral com alto grau de comprometimento motor nos quatro membros e usuários de cadeira de rodas, porém pessoas com outras necessidades especiais como distrofia muscular progressiva ou acometidos por acidente vascular encefálicos também podem participar. A prática da bocha contribui para a melhoria na força e resistência muscular global e manutenção e promoção da saúde e condição física.
 
Os interessados devem fazer a inscrição diretamente com os técnicos do Núcleo: Marcelo Micheleto (9 7302-5120)/ Hélio Lorêdo Mesquita (9 7333-4781)/ Uelbisson Dantas da Silva (9 9119-7904) e professor Luciano Pereira Marotto, coordenador do curso de Educação Física (9 9166-7602).
 
SOBRE O JOGO
 
A bocha estreou no programa paralímpico oficial em 1984, em Nova Iorque, com disputas individuais no feminino e masculino. Em Atlanta (1996), foi incluído o jogo de duplas. Assim como na bocha convencional, a versão adaptada tem por meta encostar o maior número de bolas coloridas na bola-alvo, conhecida como bolim. Os atletas podem competir sozinhos, em duplas ou equipes divididos por classes conforme a deficiência. É válido o uso das mãos, dos pés ou de instrumentos de auxílio para atletas com grande comprometimento nos membros superiores e inferiores.
 
 
SERVIÇO
 
Núcleo de Bocha Adaptado
 
Quem pode participar: pessoas com paralisia cerebral com alto grau de comprometimento motor nos quatro membros e usuários de cadeira de rodas, distrofia muscular progressiva ou acometidos por acidente vascular encefálicos.
 
Inscrições: diretamente com os técnicos Marcelo Micheleto (9 7302-5120)/ Hélio Lorêdo Mesquita (9 7333-4781)/ Uelbisson Dantas da Silva (9 9119-7904) e professor Luciano Pereira Marotto, coordenador do curso de Educação Física (9 9166-7602)

Posso ajudar?