Esportes

Entre amadores e profissionais, Muay Thai avança em Guarulhos

Uma das modalidades esportiva de forte ascensão em todo País, o Muay Thai é motivo de divergência quanto a sua classificação profissional. Edy Dias, mestre da equipe Extream Team, aponta esta particularidade deste esporte de contato que procura ter sua própria identidade profissional, e que também cresce no município dividida entre o amadorismo e o profissionalismo.
 
“O Muay Thai vende mais. Algumas academias aderiram as técnicas do fitness, que não é o meu caso. Eu sou grau 1 de Muay Thai e faixa preta de Kick Boxer e misturo as duas artes, até porque o Muay Thai tradicional só existe em algumas partes de Brasil. A regra asiática, em si, é muito complicada de ser aplicada na sua essência”, explicou Edy Dias.
 
Ele também ressaltou existir uma certa mescla de amadorismo e profissionalismo na prática da modalidade no município. No entanto, Dias classificou este esporte de contato como mais procurado na cidade, além de destacar o desempenho de sua equipe na Copa do Mundo de Esportes de Contato, competição esta disputada em meados de junho, na Argentina.
 
“Na cidade temos um número muito grande de praticantes do Muay Thai e acredito que seja a modalidade esportiva que domina na cidade. Em segundo lugar o Jiu-Jitsu. A única equipe que compete em alto nível em Guarulhos é a Extream Team. Tanto que trouxemos cinco títulos mundiais da Argentina em três categorias diferentes”, explicou.
 
Robson Ferreira, conhecido como Robson Negão, e Matheus Rocha trouxeram juntos para Guarulhos cinco títulos mundiais em três categorias: Muay Thai, K1 e Kick Boxer, além do cinturão de Full Contact. Entretanto, Edy revelou que Rocha lutou na categoria amador no K1, porém, conquistou o título em função da desistência de seu oponente.
 
“O outro atleta que levei, o Mateus Rocha, lutou amador no K1, e venceu por desistência do adversário, apesar de ter sido uma luta dura contra o argentino. E também o Graplim que é uma modalidade de luta de chão parecida com o Jiu-Jitsu sem kimono e não vale finalizações da cintura pra baixo”, encerrou.

Posso ajudar?