Gabriel Medina justificou nesta segunda-feira que não é à toa o atual campeão do mundo de surfe. Em uma disputa emocionante com o também especialista em tubos, o havaiano John John Florence, o brasileiro levou a melhor e avançou à quarta fase da etapa de Tehupoo, no Taiti. “Foi uma das melhores baterias que já vi, e com certeza a melhor desta temporada”, disse um boquiaberto Kelly Slater.
Os dois surfistas colocaram no alto o nível da disputa e fizeram seis notas superiores a 9 durante a bateria. Medina começou na frente, John John conseguiu virar e deixou o brasileiro precisando de um 9,58 para avançar à próxima fase. E a nota veio a apenas três minutos do fim, graças a um tubo em que ele conseguiu ficar muito tempo lá no fundo.
Na quarta fase, com três surfistas por bateria, Medina enfrentará outros dois brasileiros: Ítalo Ferreira e Bruno Santos. “Estou muito feliz com o resultado, porque o John John é um dos melhores do circuito”, disse Medina.
Os dois avançaram deixando para trás outros dois compatriotas. Ítalo derrotou Jadson André e Bruno, convidado pela organização por morar no Taiti, despachou nada mais nada menos do que o atual líder do ranking, Adriano de Souza, o Mineirinho.
Felipe Toledo também avançou ao vencer o norte-americano Brett Simpson. Agora, ele se prepara para encarar os australianos Kai Otton e Owen Wright, na abertura da próxima fase.
Em sua primeira competição depois de ter sido atacado por um tubarão na etapa passada, na África do Sul, o australiano Mick Fanning foi eliminado pelo espanhol Aritz Aramburu.