O São Paulo fechou nesta terça-feira a contratação do técnico colombiano Juan Carlos Osorio por duas temporadas. O treinador, que estava no Atlético Nacional, chega para a vaga deixada por Muricy Ramalho no começo de abril e que vinha sendo ocupada por Milton Cruz nos últimos dez jogos, quando a equipe conquistou sete vitórias e três derrotas. O colombiano será apresentado nesta quinta-feira.
Aos 53 anos, Osorio começou a chamar a atenção da diretoria do São Paulo no ano passado, no confronto da semifinal da Copa Sul-Americana. Os colombianos levaram a melhor e o bom posicionamento tático da equipe impressionou o São Paulo e até mesmo ao meia Kaká, que na ocasião elogiou o Atlético Nacional.
O técnico disputava a preferência da diretoria com o português José Peseiro, mas se tornou um consenso entre o presidente Carlos Miguel Aidar e o vice-presidente de futebol, Ataíde Gil Guerreiro. A dupla até mesmo viajou a Medellín na última semana para negociar com Osorio.
O treinador estava desde 2012 no comando do Atlético Nacional em três ano conquistou seis títulos. Ex-assistente técnico do Manchester City e licenciado pelas Associações de Futebol da Inglaterra e da Holanda, Osorio tem um perfil de estudioso e evita gritar à beira do gramado. As instruções aos jogadores em campo são entregues em bilhetes.
O São Paulo ainda não confirmou quando o técnico chega ao Brasil e nem a data da estreia. O próximo compromisso da equipe será no domingo, quando enfrenta o Internacional, no Beira-Rio, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.