Daniel Orzechowski precisou operar o ombro esquerdo em abril do ano passado e, como a recuperação não foi como esperada, acabou fora do Mundial de Natação de Kazan, na Rússia. Nesta sexta-feira, entretanto, mostrou que está de volta à boa forma. Nadando na piscina do seu clube, o atleta do Pinheiros ganhou os 50 metros costas no Troféu José Finkel com a sétima melhor marca do mundo na temporada.
Ele completou a distância em 24s71, tempo que o deixaria em quinto lugar no Mundial, a 0s02 da medalha. Vale lembrar que a prova de 50m costas não consta nos Jogos Olímpicos. Guilherme Guido, também do Pinheiros, ficou com a prata, enquanto Ricardo Machado, do Corinthians, faturou o bronze.
Vice-campeã mundial, Etiene Medeiros (Sesi) confirmou o favoritismo para vencer os 50m costas para mulheres, com o tempo de 28s05, colocando um segundo de vantagem sobre a segunda colocada, Andrea Berrino, da Unisanta. Natália de Luccas, do Corinthians, ficou em terceiro.
Outro vice-campeão mundial a nadar na piscina coberta do Pinheiros nesta sexta foi Nicholas Santos (Unisanta), que ganhou o ouro nos 50m borboleta, com 23s00, marca ainda melhor do que os 23s09 que lhe valeram a prata em Kazan. Henrique Martins (Minas) e Marcelo Chierighini (Pinheiros) também foram ao pódio no Finkel. A versão feminina da prova teve vitória da favorita Daynara de Paula (Sesi), com o tempo de 26s45. Ela foi seguida por Bruna Lemos (Corinthians) e Daiene Dias (Minas).
Nas provas que fazem parte do programa olímpico, o resultado brasileiro mais expressivo foi de Leonardo de Deus. Atleta do Corinthians, ele venceu os 400m livre com 3min50s81 e se aproximou de baixar o recorde nacional (3min49s62), que ele estabeleceu no Troféu Maria Lenk. João Veras Amorim (Corinthians) foi prata e Luiz Altamir (Flamengo) bronze.
Nos 200m medley, Henrique Rodrigues aproveitou a ausência de Thiago Pereira, doente, para manter a medalha de ouro no Pinheiros. O campeão dos Jogos Pan-Americanos fez 1min59s40, mais de dois segundos acima da sua marca em Toronto. No pódio, teve a companhia dos corintianos Thiago Simon e Lucas Salatta.
Entre as mulheres, as australianas contratada pelo Minas Tênis Clube especialmente para o Finkel se destacaram. Taylor McKeown venceu os 200m medley e Leah Neale os 400m livre, ambas com novo recorde do campeonato.
Soberana nacionalmente, Joanna Maranhão (Pinheiros) está cansada depois de uma maratona de competições e terminou com a prata nos 200m medley, seguida da argentina Florencia Perotti, do Grêmio Náutico União. Já nos 400m livre Manuella Lyrio (Pinheiros) e Viviane Jungblut (GNU) subiram ao pódio. Poliana Okimoto (Unisanta) ficou em quarto.