Esportes

Crise faz handebol de Guarulhos se unir a equipe de Mogi das Cruzes

Apesar dos bons resultados colhidos na temporada anterior, a equipe guarulhense de Handebol, mantida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, esteve com suas atividades ameaçadas para este ano. A salvação chegou através da fusão entre os municípios de Guarulhos e Mogi das Cruzes. Essa parceria já existe para a disputa dos Jogos Abertos do Interior e se estende as competições profissionais ou de alto rendimento.
 
“A gente está mantendo a equipe. Estamos fazendo uma parceria com Mogi das Cruzes e vamos disputar pelas duas cidades. Vai vir mais forte, com certeza. E vamos tentar brigar por títulos ou ficar entre os quatro primeiros. Vamos lutar por isso e torcer para que a gente consiga”, declarou a técnica da equipe de handebol, Margarida Conte.
 
Apesar de representar as cidades com uma só equipe, Margarida apontou o atual momento financeiro do País como principal aspecto para a fusão entre elas. Segundo a comandante, esta foi a alternativa encontrada para manter em atividade os praticantes daquela modalidade esportiva. Além de valorizar a iniciativa das municipalidades, ela lamentou a extinção de outras agremiações, que preferiu não revelar, das disputas deste ano.
 
“Vejo com ótimos olhos, isso por que em função da crise que está no País existem equipes que quebraram e não vão continuar mais. Não é uma, são duas ou três que disputaram por muito tempo as competições e não tiveram a mesma felicidade que a gente poder se unir”, concluiu. Como Guarulhos enfrenta problemas com a falta de ginásios municipais, os jogos podem ser mandados em Mogi. 
 
No ano de 2015, a equipe feminina de handebol disputou o Super Paulistão e a Liga Paulistana. Na primeira, as representantes de Guarulhos terminaram o certame na 7ª colocação. Já na Liga, encerraram sua participação na 2ª posição. Na próxima semana, ainda sem data definida, a Federação Paulista de Handebol (FPhand) define o calendário estadual para as competições da modalidade. 

Posso ajudar?