Os últimos resultados ruins no Campeonato Brasileiro fazem com que o técnico Marcelo Fernandes balance no cargo e um tropeço diante da Ponte Preta, neste sábado, pode decretar a queda do treinador do Santos. Ironicamente, um dos nomes mais cotados na Vila Belmiro é justamente o de seu adversário na próxima rodada, Guto Ferreira.
Marcelo Fernandes era auxiliar técnico, acabou sendo efetivado como treinador após a saída de Enderson Moreira e chegou ao título do Campeonato Paulista. Mas nas últimas rodadas do Brasileiro o time não tem demonstrado bom futebol e a diretoria santista acredita que exista boa possibilidade de conseguir tirar o técnico da Ponte. Guto tem contrato até o fim do ano e seu salário é bem abaixo dos tradicionais técnicos do país. Além disso, ele faz uma grande campanha no nacional, no qual conquistou três vitórias e dois empates e está na vice-liderança da competição.
Outros nomes também são comentados, como Alexandre Gallo, demitido recentemente da seleção brasileira sub-20 e que tem bom relacionamento com a atual diretoria alvinegra. Um plano C é Marcelo Oliveira, ex-Cruzeiro. Ele não está entre as prioridades pelo fato de ser considerado um técnico muito caro, principalmente por ter se valorizado nos últimos anos com a conquista de dois títulos consecutivos do Campeonato Brasileiro.
A diretoria também analisa o mercado do exterior, mas não parece disposta a apostar em alguém de fora, como fez o rival São Paulo, com Juan Carlos Osório. Algo que faz com que a troca de Marcelo Fernandes por outro nome seja bastante pensada é o fato de o treinador ser muito querido pelos jogadores, principalmente por Robinho, que diversas vezes deu declarações de que defendia a efetivação do ex-auxiliar. A tendência é que, caso realmente resolvam mudar a comissão técnica, Marcelo Fernandes receba uma oferta para voltar a ser auxiliar técnico.