A Fifa convoca seus principais cartolas para uma reunião de emergência no dia 20 de julho para iniciar o processo de eleição de um novo presidente. Nesta quinta-feira, a entidade anunciou que marcou um encontro do Comitê Executivo da Fifa, no que seria o ponta pé inicial da transição.
Joseph Blatter, presidente da Fifa, anunciou que renuncia ao seu cargo de presidente. Mas indicou que se manteria no comando até que novas eleições sejam organizadas. Isso, segundo a entidade, ocorreria entre dezembro de 2015 e fevereiro de 2016.
Na agenda da reunião do dia 20 de julho, os cartolas terão de aprovar a agenda da transição, assim como a reforma que Blatter quer implementar.
Entre os cartolas que fazem parte do Comitê Executivo está Marco Polo del Nero. No encontro há duas semanas, porém, o presidente da CBF abandonou a Fifa antes do final do Congresso e retornou ao Brasil.
Nesta quinta, o Parlamento Europeu aprovou uma resolução pedindo que um presidente interino seja nomeado e que o suíço deixe imediatamente o cargo. Para os deputados, a credibilidade da Fifa foi “seriamente afetada” e apelaram às federações nacionais que escolham de forma interina um novo presidente até que as eleições sejam realizadas.