O fim de semana começou com duas medalhas para o Brasil em etapas de Copa do Mundo. Na maratona aquática, Ana Marcela Cunha ganhou o ouro em Balatonfured (Hungria). Já Ana Sátila se tornou a primeira brasileira na história a ir ao pódio em uma etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade, com o bronze em Praga (República Checa).
A conquista de Ana Sátila veio no C1 (canoa), prova que não é olímpica, mas é disputada pelas mesmas atletas que competem no K1 (caiaque). A brasileira ficou atrás da checa Katerina Hoskova (ouro) e da australiana Jessica Fox (prata). Ana é a atual vice-campeã mundial sub-23 e venceu o Mundial Júnior do ano passado.
Já na Hungria, Ana Marcela Cunha venceu na batida de mão o duelo contra a atual campeã olímpica, a local Éva Risztov, para faturar o ouro. Poliana Okimoto faz treinamento em altitude, no México, e vai participar apenas da próxima etapa da Copa do Mundo, em Portugal, na semana que vem.
Neste sábado, Carolina Bilich foi a 17.ª colocada da prova feminina, enquanto Diogo Villarinho terminou em 13.º, como melhor brasileiro entre os homens. Luis Rogério Arapiraca foi 18.º e Samuel de Bona o 32.º. Allan do Carmo acompanha Poliana no México.