Um dos principais nomes do vôlei brasileiro, o ponteiro Murilo é a principal ausência na lista de convocados para o Campeonato Sul-Americano, que acontecerá de 30 de setembro a 4 de outubro, em Maceió (RJ). A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) anunciou nesta terça-feira a relação feita pelo técnico Bernardinho, mas não explicou a ausência de Murilo.
O jogador, que atualmente defende o Sesi, de São Paulo, não participou dos amistosos que a seleção brasileira fez nas últimas semanas, contra EUA, Canadá, França e Eslováquia, sempre fora de casa. Foram 10 jogos como forma de minimizar a ausência na Copa do Mundo – a Federação Internacional (FIVB) não aceitou a inscrição do Brasil, porque este já tem vaga na Olimpíada como país-sede.
Bernardinho fez outras alterações na comparação com o elenco que foi eliminado precocemente na fase final da Liga Mundial. Entre os levantadores, Rapha venceu a disputa com William Arjona. Também ganharam espaço Renan Buiatti, Otávio, Maurício Souza, Maurício Borges, Kadu e Tiago Brandle, nos lugares de Wallace, Vissotto, Éder, Murilo e Mário Jr.
De acordo com a CBV, parte do grupo se apresenta ainda nesta terça-feira, no Rio, onde treinará até a próxima sexta. O Brasil é favoritíssimo ao título do Sul-Americano, que venceu 29 vezes em 30 edições. Só não ganhou em 1964, quando não jogou.
Convocados:
Bruno – Levantador (Modena/ITA)
Raphael – Levantador (Funvic/Taubaté)
Evandro – Oposto (Suntory Sunbirds/JAP)
Renan – Oposto (Ravenna Volley/ITA)
Lucão – Central (Modena/ITA)
Isac – Central (Sada Cruzeiro)
Maurício Souza – Central (Brasil Kirin)
Otávio – Central (Funvic/Taubaté)
Lipe – Ponteiro (Funvic/Taubaté)
Lucarelli – Ponteiro (Funvic/Taubaté)
Maurício Borges – Ponteiro (Arkas Spor/TUR)
Lucas Lóh – Ponteiro (Brasil Kirin)
Kadu – Ponteiro (Montes Claros Vôlei)
Serginho – Líbero (Sesi-SP)
Tiago Brendle – Líbero (Brasil Kirin)