Com a goleada por 3 a 1 sobre o São José, fora de casa, o Flamengo é o primeiro a garantir vaga na segunda fase do Campeonato Paulista da Série A3. O resultado também colocou o Corvo, de forma inédita, na liderança isolada da competição estadual. Apesar da tensão causada por rojões atirados contra a torcida flamenguista, os comandados do técnico Rogério Delgado definiram o marcador ainda na primeira etapa.
Os gols do selecionado guarulhense foram anotados pelo atacante Daniel Bueno, vice-artilheiro da competição com nove gols, Ingro e Milton Júnior. O próximo compromisso do invicto Rubro-Negro, líder com 34 pontos, está agendado para acontecer neste domingo, 27, ás 17h, no estádio Professor Luís Augusto de Oliveira, diante do São Carlos, quarto colocado com 31 pontos, em São Carlos. Nesta partida o Flamengo pode igualar o seu histórico recorde de invencibilidade conquistado em 1999.
O jogo
Pressionado pelo fato de precisar a todo custo dos três pontos para deixarem a zona de rebaixamento, os jovens atletas do São José sentiram o peso da responsabilidade nos minutos iniciais e viram em campo um Flamengo mais organizado e objetivo na partida. Apesar da superioridade do Corvo em campo, os meninos da Águia do Vale conseguiram incomodar de certa forma o sistema defensivo guarulhense, porém, sem maiores problemas para o goleiro Wagner Asmir.
Percebendo o pouco poder de fogo dos anfitriões em campo, os comandados do técnico Rogério Delgado começaram a imprimir um ritmo mais forte e a pressionar mais os donos da casa. A audácia dos visitantes não demorou muito para surtir o efeito desejado. Lançamento de André Bilinha para o atacante Daniel Bueno, que se livra de dois marcadores e encobre o goleiro Leandro Roberto. Golaço! Flamengo 1 a 0.
Com o controle da partida, o time de Guarulhos aproveitou as falhas do sistema defensivo da equipe do Vale do Paraíba para ampliar o marcador no Martins Pereira. O segundo tento veio em jogada semelhante ao primeiro. O zagueiro Luís Felipe despachou a bola da defesa até encontrar o atacante Ingro, que teve de brigar com os defensores adversários para ficar em condições de vencer o arqueiro do São José. Minutos depois foi a vez do meia Milton Júnior dá a sua contribuição.
Perdendo por perdendo por mil. Esse foi o lema do Águia do Vale para a etapa final. Logo de cara o estreante técnico Marcus Vinicius promoveu duas modificações em sua equipe com as entradas de Kaoan Rocha e Cristian Porto. Os donos da casa melhoraram no duelo e de fato começaram a exigir melhor trabalho do goleiro Wagner Asmir no jogo. O ímpeto dos mandantes foi recompensado com o gol do meia Douglas Santos aos 13 minutos.
Mas a reação dos anfitriões ficou na solitária comemoração de Santos. Sem muita criatividade e poder ofensivo, o São José escapou de levar outros gols dos visitantes, que desperdiçaram boas oportunidades ao longo de toda segunda etapa. A vitória por 3 a 1 garantiu de forma antecipada a classificação do Flamengo para a segunda fase do Campeonato Paulista da Série A3, além da liderança isolada. Uma realidade diferente e distante daquela vivenciada pelo Águia na competição.
Ficha Técnica
São José 1 x 3 Flamengo
Local: Estádio Municipal Martins Pereira, em São José dos Campos (SP);
Árbitro: Roberto Pinelli;
Público: 274 torcedores;
Renda: R$ 3 225,00;
Gols: Douglas Santos aos 9 do 2 Tempo (São José), Daniel Bueno aos 13 do 1 Tempo, Ingro aos 31 do 1 Tempo e Milton Júnior aos 45 do 1 Tempo (Flamengo);
São José – Leandro Roberto, Ítalo Santos, Radson Ferreira, Amarildo Santos e Cezar Robortella (Kaoan Rocha), Yan Paixão, Guilherme Novaes (Ricardo Augusto), Jeferson Barroso (Cristian Porto) e Douglas Santos, Léo Lima e André Parente – Técnico: Marcus Vinicius
Flamengo – Wagner Asmir, Arthur Santos, Igor Prado, Luís Felipe e Wellington Carioca, Arthur Silva, André Bilinha, Ingro (Clécio Pereira) e Milton Júnior (Neizinho), Tom (Luís Ricardo) e Daniel Bueno – Técnico: Rogério Delgado