Esportes

SÉRIE A3 – Flamengo recebe Grêmio Osasco por marca histórica

Na tarde desta quarta-feira, 30, o Flamengo, único time invicto do estado de São Paulo, realiza sua última apresentação em Guarulhos na primeira fase do Campeonato Paulista da Série A3. Líder e já classificado para o quadrangular final, o Corvo recebe o Grêmio Osasco. Em caso de vitória, o Rubro-Negro guarulhense, detentor de 37 pontos, assegura a primeira colocação geral e supera a marca de 17 jogos de invencibilidade conquistada na extinta B1 do Paulista em 1999.
 
Com o tropeço do Rio Preto, em casa, nesta terça-feira, 29, ao empatar em 1 a 1 diante da Matonense, o Corvo pode garantir de vez a primeira colocação nesta primeira fase caso conquiste os três pontos diante da equipe de Osasco. No entanto, apesar do momento tranquilo e favorável dos flamenguistas, o técnico Rogério Delgado prefere adotar a cautela quando o assunto está relacionado ao jogo contra o Grêmio Osasco.
 
“A meta do Flamengo é terminar a primeira fase na liderança. Assim, teríamos vantagem não apenas na tabela do quadrangular final, mas também na questão física. Uma vitória sobre o Grêmio Osasco pode nos permitir poupar os titulares na última rodada. Os atletas estão atuando em alto nível sequencialmente e precisam de descanso. O calendário apertado, com horários não convencionais, é prejudicial para a saúde dos jogadores”, avaliou o comandante.
 
Mentor da grande campanha flamenguista, Delgado segue lidando com três desfalques. No departamento médico, além da dupla que perdeu a Série A3 com lesões no joelho (meia Renatinho e atacante Rafael Piauí), ainda figura o zagueiro Paulo Brumati. Com uma contratura na panturrilha direita, o defensor pode retornar apenas na última rodada – ou ser preservado para o quadrangular final. Já o experiente zagueiro Carlão e seu companheiro de zaga Igor Prado pregou respeito ao Grêmio Osasco e pontuou os fatores que o Flamengo precisa explorar para consolidar os três pontos e encaminhar a liderança geral da Série A3.
 
“O Grêmio Osasco é um time muito perigoso. Possui atletas jovens que, desde cedo, jogam de uma maneira bem definida: tocando a bola com calma e qualidade. A chegada de atletas experientes ao elenco fez o nível da equipe crescer bastante. Portanto, precisamos ter o máximo de calma. O Atibaia, que possui um dos melhores elencos da terceira divisão, acabou goleado por eles. O segredo é encaixar a marcação com sabedoria e ter cautela durante as investidas ofensivas. Não podemos nos desesperar”, disse Prado.
 
Por sua vez, o lateral Arthur Santos, que deixará de usar a máscara facial – desde que fraturou o nariz diante do Olímpia, na terceira rodada (dia 6 de fevereiro) –, também endossou o cuidado que o Flamengo precisa ter diante do oponente da Região Metropolitana: “Por se tratar de um time jovem, muitos entram procurando envolver o Grêmio Osasco durante os primeiros minutos, e acabam surpreendidos. Vamos enfrentar uma equipe que prioriza a posse de bola e atua de modo diferenciado. Porém, estamos preparados. Temos totais condições de sair com a vitória e a liderança geral encaminhada”.
 
O retrospecto do confronto é favorável ao Flamengo, que possui quatro vitórias, contra duas do Grêmio Osasco. Ainda houve três empates. O último encontro ocorreu no dia 29 de março: 1 a 1, válido pela Série A3 de 2015. O gol rubro-negro no estádio Prefeito José Liberatti foi marcado pelo centroavante Billy, nos acréscimos do segundo tempo.
 
Confira o retrospecto histórico envolvendo Flamengo e Grêmio Osasco:
*Copa Paulista (19/07/2009) Grêmio Osasco 0 x 0 Flamengo;
*Copa Paulista (30/08/2009) Flamengo 2 x 1 Grêmio Osasco;
*Paulista A2 (24/03/2010) Grêmio Osasco 2 x 0 Flamengo;
*Paulista A3 (09/02/2011) Grêmio Osasco 3 x 0 Flamengo;
*Paulista A3 (16/03/2011) Flamengo 3 x 1 Grêmio Osasco;
*Paulista A3 (17/04/2011) Flamengo 2 x 0 Grêmio Osasco;
*Paulista A3 (08/05/2011) Grêmio Osasco 1 x 1 Flamengo;
*Paulista A3 (18/03/2012) Grêmio Osasco 1 x 2 Flamengo;
*Paulista A3 (29/03/2015) Grêmio Osasco 1 x 1 Flamengo

Posso ajudar?