Não começou nada bem para o Brasil a etapa de Jeffreys Bay (África do Sul) do Circuito Mundial de Surfe. Nove brasileiros surfaram nesta sexta-feira, no primeiro dia da etapa, e todos foram derrotados em suas baterias. Nenhum conseguiu avançar direto à terceira fase e todos terão que participar da repescagem.
Líder do ranking mundial da agora chamada Liga Mundial (WSL), Adriano de Souza, o Mineirinho, surfou na sexta bateria. Somou 13,24, contra 14,03 do norte-americano Kolohe Andino, que passou em primeiro.
Segundo colocado no ranking da temporada, Filipe Toledo também não se deu bem. Com péssimo desempenho, ficou em último na quarta bateria, com 5,33. A vitória ficou com o norte-americano Dane Reynolds (13,33).
Atual campeão mundial de surfe, Gabriel Medina participou da 14.ª e última bateria classificatória e, na soma das duas melhores notas, atingiu apenas 9,00 pontos. Foi superado pelo havaiano Keanu Asing (13,93) e pelo australiano Joel Parkinson (13,27).
O Brasil ainda está representado, em Jeffreys Bay, por Wiggolly Dantas, Alejo Muniz, Miguel Pupo, Jadson André, Tomas Hermes e Ítalo Ferreira. O astro norte-americano Kelly Slater teve o melhor desempenho do dia, com 17,00 pontos.