Uma marca histórica da NBA foi derrubada na noite desta sexta-feira. Ao derrotar o Golden State Warriors por 109 a 106, o Boston Celtics encerrou uma série invicta de 54 jogos do rival em casa. Os atuais campeões não perdiam na Oracle Arena, em Oakland, desde janeiro do ano passado, quando foram batidos pelo Chicago Bulls. A impressionante série do Warriors contou com 36 vitórias consecutivas em casa na atual temporada.
Sem desanimar, o Warriors ainda tem outra marca importante que tenta alcançar. Com 68 vitórias e oito derrotas, a equipe de Stephen Curry busca o recorde de triunfos em uma temporada. Para tanto, precisa vencer cinco das seis últimas partidas da temporada regular. Se fizer isso, desbancará a marca histórica de 72 triunfos obtidos pelo Chicago Bulls em 1995/1996.
Pelo caminho até os playoffs, o Warriors tem pela frente duas partidas contra o San Antonio Spurs, equipe que detém a segunda melhor campanha do campeonato até agora. O atual campeão também enfrentará Portland Trail Blazers, Minnesota Timberwolves e o Memphis Grizzlies, duas vezes.
Para derrubar a invencibilidade do Warriors em casa, o Celtics contou com grande atuação do trio formado por Isaiah Thomas, Evan Turner e Jared Sullinger. Thomas foi quem mais se destacou, ao anotar 22 pontos e decidir o jogo quando faltavam 8s3 para o fim da partida. Ele marcou 18 pontos somente no terceiro quarto. Turner registrou 21 pontos e Sullinger contribuiu com 20.
Juntos, os três acabaram ofuscando o cestinha da partida. Stephen Curry anotou 29 pontos, mas sozinho não conseguiu carregar os donos da casa em noite em que Klay Thompson e Draymond Green apresentaram desempenho discreto, com 15 e 16 pontos cada, respectivamente. Os brasileiros se destacaram em comparação às últimas atuações. Leandrinho anotou 10 pontos e dois rebotes, enquanto Anderson Varejão anotou cinco pontos, três rebotes e uma assistência.
O resultado, além de acabar com a série do Warriors, pouco afetou a situação da equipe no campeonato. Os atuais campeões seguem na liderança da Conferência Oeste, com a melhor campanha até agora e já classificados para os playoffs. Já o Celtics, em sexto lugar no lado Leste, sustentaram a briga pela classificação, com 44 vitórias e 32 derrotas.
Na ponta da outra Conferência, o Cleveland Cavaliers derrotou o Atlanta Hawks por 110 a 108, fora de casa. Com seus 29 pontos (teve ainda 16 rebotes e nove assistências), LeBron James não apenas ajudou o Cavaliers a faturar sua 54ª vitória como também subiu mais um degrau na lista dos maiores cestinhas da história da NBA.
Ele alcançou os 26.718 pontos, deixando para trás Oscar Robertson, que acumulou 26.710. Para entrar no Top 10, o jogador do Cavaliers terá que alcançar ao menos os 26.946 pontos obtidos por Hakeem Olajuwon.
Com o triunfo, o Cavaliers segue na liderança do lado Leste, garantido nos playoffs. Já o Atlanta, que contou também com 29 pontos de Paul Millsap nesta noite, soma 45 vitórias e 32 derrotas, em quinto lugar.
Em jogos que contaram com brasileiros em quadra, o Utah Jazz se recuperou do revés para o Warriors e venceu o Minnesota Timberwolves por 98 a 85, em casa. Em 14 minutos em quadra, Raulzinho anotou três pontos e três rebotes. Fora de casa, o Washington Wizards bateu o Phoenix Suns por 106 a 99, em dia de atuação regular de Nenê, com seis pontos, sete rebotes e duas assistências em apenas 17 minuntos.
Confira os resultados da noite desta sexta-feira:
Charlotte Hornets 100 x 91 Philadelphia 76ers
Detroit Pistons 89 x 98 Dallas Mavericks
New York Knicks 105 x 91 Brooklyn Nets
Atlanta Hawks 108 x 110 Cleveland Cavaliers
Memphis Grizzlies 95 x 99 Toronto Raptors
Milwaukee Bucks 113 x 110 Orlando Magic
Utah Jazz 98 x 85 Minnesota Timberwolves
Sacramento Kings 106 x 112 Miami Heat
Golden State Warriors 106 x 109 Boston Celtics
Phoenix Suns 99 x 106 Washington Wizards
Acompanhe os jogos deste sábado:
Philadelphia 76ers x Indiana Pacers
Chicago Bulls x Detroit Pistons
San Antonio Spurs x Toronto Raptors
Denver Nuggets x Sacramento Kings
Portland Trail Blazers x Miami Heat