As provas de vela nos Jogos Olímpicos de Vela voltaram a sofrer com a falta de ventos no Lago Ontário. Por isso, não foram realizadas regatas das classes RS:X masculina e feminina, nas quais a liderança está com brasileiros. Isso porque a prancha à vela depende mais de vento do que outras classes.
Na Laser, Robert Scheidt se recuperou só parcialmente. Foi terceiro colocado na quarta regata da competição e agora tem 17 pontos perdidos, no sexto lugar. O líder Charlie Buckingham, dos Estados Unidos, tem apenas quatro pontos perdidos. Os segundo e terceiro colocados têm oito.
Entre as mulheres, nas Laser Radial, Fernanda Decnop foi sétima colocada na quarta regata e está em terceiro, com 12 pontos perdidos, contra sete da líder, a norte-americana Paige Railey.
Já na 49erFX, o dia foi péssimo para Martine Grael e Kahena Kunze. As campeãs mundiais somaram dois quartos lugares numa flotilha de apenas seis barcos, mas a segunda regata acabou posteriormente praticamente cancelada – todos os barcos foram desclassificados. As brasileiras têm 17 pontos perdidos, no terceiro lugar, contra 10 das líderes argentinas.