O britânico Stephen Cummings venceu neste sábado a 14.ª etapa da Volta da França, disputada entre as cidades de Rodez e Mende em um percurso de 178,5 km de média. O ciclista da equipe sul-africana MTN-Qhubeka, a primeira do continente a disputar a centenária competição, assumiu a liderança da prova no quilômetro final e deixou para trás os franceses Thibaut Pinot (FDJ) e Romain Bardet (AG2R-La Mondiale), segundo e terceiros colocados, respectivamente.
A vitória do time da África do Sul aconteceu coincidentemente no dia do aniversário de Nelson Mandela. Cumming comemorou o feito inédito e disse que houve uma concentração especial para a prova. “Fizemos uma reunião extra nesta manhã por conta da data especial. Foi uma grande motivação para conseguir essa vitória”, comemorou.
O britânico Chris Froome, que terminou apenas em 20.º nesta etapa, manteve a camisa amarela (que é dada ao líder por tempo) e também a branca com bolinhas vermelhas (entregue ao melhor montanhista). Campeão em 2013, ele tem 3min10s de vantagem para o colombiano Nairo Quintana, o segundo colocado, e que tem a camisa branca, de melhor ciclista jovem.
O norte-americano Tejay van Garderen é o terceiro 3min32s atrás do líder. O espanhol Alejandro Valverde aparece em quarto e seu compatriota, Alberto Contador, bicampeão da Volta da França, aparece na quinta posição geral. O eslovaco Peter Sagan, que terminou em quinto lugar a 14.ª etapa, continua com a camisa verde, entregue ao líder por pontos. A camisa branca, de melhor ciclista jovem – com no máximo 25 anos – segue com o colombiano Nairo Quintana.
A 15.ª etapa da Volta da França acontecerá neste domingo entre as cidades de Mende e Valence, em um percurso de 183 km.