Quarta melhor dupla do País no vôlei de praia, Álvaro Filho e Vitor Felipe abriram mão de participar de duas etapas do Circuito Mundial (que oferecem boa premiação em dinheiro) para disputarem os Jogos Pan-Americanos. Por enquanto, estão sendo recompensados. Neste sábado, venceram Maurício Vieyto/Renzo Cairus, do Uruguai, e avançaram à semifinal em Toronto.
Os brasileiros não tiveram dificuldade para ganhar por 2 sets a 0, com parciais de 21/13 e 21/12, em apenas 41 minutos de partida. Os uruguaios, entretanto, nunca participaram de etapas do Circuito Mundial. Como comparação, Alvinho e Vitor Felipe já ganharam 23 mil dólares em premiação apenas nesta temporada internacional.
A Confederação Brasileira (CBV) questionou as melhores duplas do País sobre o interesse em participar dos Jogos Pan-Americanos e convocou as melhores ranqueadas dentre aquelas que demonstram disposição. Alison/Bruno Schmidt, Ricardo/Emanuel e Evandro/Pedro Solberg, entretanto, abriram mão porque teriam que ficar fora de duas etapas do Circuito Mundial, ambas fundamentais na corrida olímpica brasileira.
Alvinho e Vitor Felipe abriram mão da corrida ao irem para Toronto. Na semifinal do Pan, eles vão enfrentar quem vencer o duelo entre Nivaldo Diaz/Sergio Gonzalez (Cuba) e Roberto Rodriguez/Erick Haddock, de Porto Rico. Os paraibanos são favoritos contra ambos os adversários.
Estados Unidos e Canadá já tiveram suas duplas eliminadas. Os brasileiros têm como principais rivais pelo ouro Virgen e Ontiveros, do México, que estão do outro lado da chave.