Esportes

4ª DIVISÃO – AD Guarulhos mantém atividade média inferior de 4 meses por ano

Entra ano e sai ano e a história é sempre a mesma quando o assunto está relacionado à AD Guarulhos. Dificuldades financeiras e problemas de administração norteiam as últimas nove campanhas do Índio guarulhense, que busca ao longo de seus 50 anos alcançar de forma inédita o terceiro nível do futebol paulista. Mas, para tal façanha, a agremiação azul e branco de Guarulhos precisa superar alguns obstáculos.
 
Um deles está atrelado ao calendário da equipe, que em média não passa de pouco mais de três meses. Nos últimos nove anos, apenas em 2007 e 2008 o antigo Vila das Palmeiras terminou uma temporada com 5 meses de atividade. Neste período as piores ocorreram em 2012 e 2014 quando o Índio guarulhense esteve em campo por míseros dois meses. Ou seja, fora eliminado de forma precoce naquelas disputas.
 
Em 2011 foi a última vez que o torcedor da AD Guarulhos viu seu time avançar de fase no quarto nível do futebol paulista. Naquela ocasião, os representantes da cidade de Guarulhos terminaram a primeira fase na liderança isolada do grupo 5 com 30 pontos conquistados em 14 jogos realizados. No entanto, a alegria dos guarulhenses durou pouco e sua participação se encerrou na segunda etapa da competição regional ao terminar na lanterna da chave 11.
 
Neste período compreendido, o time do mandatário Ricardo Agea foi eliminado em cinco oportunidades ainda na primeira fase. Em outras quatro, o selecionado guarulhense avançou à segunda etapa do quarto nível, porém, sem maiores êxitos. Entretanto, o retrospecto da AD Guarulhos nas últimas quatro participações pela 4ª Divisão do Campeonato Paulista revelam a eliminação precoce em todas elas.
 
Nas últimas nove participações, o Índio guarulhense realizou 150 partidas e obteve como retrospecto 52 vitórias, 26 empates, 72 derrotas, 215 gols marcados e outros 260 sofridos. O aproveitamento é de apenas 40% dos pontos disputados, além do saldo negativo de 45 gols e o número superior de derrotas em relação aos triunfos conquistados. Estiveram em disputa 450 pontos e a AD conquistou 182 deles.
 
Porém, o ano de 2016 começou diferente dos demais em que a desorganização foi à tônica. O clube começou o quarto nível do futebol estadual com dois triunfos em dois jogos realizados e lidera o grupo 4 da competição com 100% de aproveitamento ao lado do Grêmio Mauaense, que também soma 6 pontos. Aliás, o time de Mauá é o próximo adversário do Índio neste sábado, 30, ás 15h, no estádio Municipal Antônio Soares de Oliveira.