Antes via de acesso somente para a Copa do Brasil, a Copa Paulista passou a premiar seus finalistas com o ingresso na Série D do Campeonato Brasileiro. Apesar de integrante da 17ª edição da competição estadual, o Flamengo, que disputa a Série A3 do Campeonato Paulista, ainda não se decidiu sobre a sua participação. De acordo com a tabela divulgada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) a estreia do clube será no dia 3 de julho, em casa, contra o Nacional.
Além de Flamengo e Nacional, ambos integrantes do Campeonato Paulista da Série A3, o grupo 4 do certame regional conta com o São Caetano (Série A2), Água Santa (Série A2), Santo André (Série A1), Santos (Série A1) e São José dos Campos (Série A3). Desde a última edição, a competição garante às finalistas participações em competições nacionais. O campeão escolhe a disputa à qual queira participar, enquanto, o vice fica com a vaga na outra competição.
O goleiro Wagner Asmir, o menos vazado da edição deste ano do Campeonato Paulista da Série A3 com 18 gols sofridos, acredita que disputar a Copa Paulista seja o mecanismo ideal para construir a base do elenco para a próxima disputa do terceiro nível do futebol estadual, além de ter a possibilidade de, em caso de ir mais além no certame, participar de uma competição nacional na temporada seguinte.
“Se o clube tem como objetivo manter uma base da Série A3 e querer chegar numa competição nacional como a Copa do Brasil ou a Série D do Campeonato Brasileiro, (considero importante) sim. A Copa Paulista é uma competição que dá acesso mais rápido aos campeonatos nacionais. Deram (os dirigentes) até sexta-feira, 13, para dar uma resposta aos jogadores”, explicou o goleiro Wagner Asmir.
Caso seja confirmado o ingresso do Corvo na 17ª edição da Copa Paulista, esta será a sua 4ª participação. Na tabela divulgada pela Federação Paulista de Futebol, o Flamengo tem como primeiro compromisso o desafio contra o Nacional no dia 03 de julho, ás 15h, no estádio Municipal Antônio Soares de Oliveira. E como próximo adversário o Rubro-Negro guarulhense terá de medir forças diante do Santos, 14 dias depois, ás 16h, no estádio da Vila Belmiro.


