O corpo de Muhammad Ali chegou a Louisville, Kentucky, na tarde deste domingo. O principal lutador da história do boxe será enterrado na cidade onde nasceu, em cerimônia que será realizada sexta-feira e contará com a presença de políticos e personalidades do esporte.
O porta-voz da família, Bob Gunnel, informou que vários familiares, como a esposa Lonnie e diversos amigos estiveram presentes no voo que trouxe o lutador. O corpo foi levado para um local privado, onde a família iniciará uma cerimônia.
Neste domingo, a cidade natal de Ali recebeu muitas homenagens. Na igreja de seu pai, a família rezou e houve diversos tributos ao multicampeão mundial dos pesos pesados. O pai de Ali foi pintor e era membro da igreja do Rei Salomão. Morreu há uma década, mas pintou um mural do batismo de Jesus que continua até hoje nas paredes da igreja.
A cidade também abriga um memorial do lutador, onde fãs de diversas regiões dos Estados unidos foram prestar homenagens. Na porta do local, deixaram luvas de boxe, flores, imagens do lutador e inúmeras cartas.
Muhammad Ali morreu na madrugada de sexta para sábado. O lutador sofria há 32 anos de Mal de Parkinson e estava internado em estado grave em um hospital de Phoenix, no Arizona, onde deu entrada com problemas respiratórios.
Fora dos ringues, ele também ficou conhecido como defensor da igualdade racial e se recusou a combater na Guerra do Vietnã após alegar que não via motivos para lutar contra os vietcongues porque “nenhum deles me chamou de crioulo”.