Depois da eliminação precoce na edição deste ano da Copa América Centenário, que está sendo realizada no Estados Unidos, a Seleção Brasileira desembarca na manhã desta terça-feira, 14, no Aeroporto Internacional de Guarulhos. A chegada da delegação canarinho está prevista para ás 11h. Agora as atenções estão voltadas para a montagem do elenco que irá representar o País nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que começa em agosto.
Desde 1987, quando a competição foi disputada na Argentina e terminou com o título da seleção do Uruguai, que contava com o meia Francescoli e o atacante Ruben Sosa, a Seleção Brasileira não caía na primeira fase. Na etapa inicial daquela competição, o selecionado tupiniquim goleou a Venezuela por 5 a 0 na estreia, mas acabou goleado na sequência pelo Chile, que viria a ser vice-campeão, por 4 a 0. Acabou ficando na 2ª posição e consequentemente fora do torneio.
Nesta temporada, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) promoveu no Estados Unidos uma edição extra da Copa América para festejar os 100 anos da entidade. O certame reuniu 16 seleções das Américas do Sul, do Norte e Central. O Brasil esteve no grupo B ao lado de Equador, Haiti e Peru. A Seleção comandada pelo técnico Dunga conquistou uma vitória (sobre o Haiti por 7 a 1), um empate (diante do Equador em 0 a 0) e uma derrota (para o Peru por 1 a 0).
Com este retrospecto, o time verde e amarelo ficou na 3ª posição da chave com apenas 4 pontos conquistados em 3 jogos realizados. O Peru, do ex-corinthiano Paolo Guerrero e do são-paulino Cuervo, acabou na liderança com 7 pontos e o Equador na 2ª colocação com 5. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) deve anunciar nesta terça-feira, 14, a demissão do técnico Dunga e o ingresso de Tite, que atualmente está à frente do Corinthians.
Em novembro do último ano, a Seleção Brasileira esteve hospedada no município como parte do planejamento de preparação da equipe para os jogos contra a Argentina, em Buenos Aires, e Peru, em Salvador, pelas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo da Rússia de 2018. Naquela ocasião, o time Canarinho empatou em 1 a 1 com os hermanos e superou os peruanos pelo placar de 3 a 0. O Brasil ocupa a 6ª posição nas eliminatórias com 9 pontos ganhos e estaria fora do mundial pela primeira vez na história caso se encerrasse hoje esta etapa.