Esportes

Vasco da Vila Galvão supera Brittu´s e avança às semifinais da Especial

Se camisa ganha jogo, a camisa do Vasco da Gama Vila Galvão, “O Gigante da Vila”, com mais de 60 anos de história no futebol guarulhense, é bastante pesada, enverga varal, como diz o narrador Gustavo Villani, dos Canais Fox Sports. Mas, para conquistar a vaga para às semifinais da competição, foi preciso bem mais que tradição no futebol, foi necessário muita raça e uma atuação perfeita do zagueiro Bubu, o “fera” do jogo, o melhor em campo, que trancou a “casinha” e segurou o poderoso ataque da AD Brittu’s.
 
Jogando na tarde deste sábado(23), no estádio Cícero Miranda, Vila Galvão, pelas Oitavas de Final da Divisão Especial Ulafa/ACE-Guarulhos, o Vasco da Gama Vila Galvão venceu AD Brittu’s, pelo placar de 1 a 0, gol de Alef, e garantiu vaga às semifinais da competição para enfrentar o vencedor de Garotos do América FC e Biricutico/Manguaça, que se enfrentam no sábado(30).
 
O JOGO
 
Jogando em desvantagem, afinal estava enfrentando a equipe com a segunda melhor campanha da primeira fase, o Vasco da Gama Vila Galvão sabia que o empate favorecia ao seu adversário, por isso, resolveu atacar a “Laranja Mecânica” do futebol guarulhense, desde o início.
 
Logo aos 8 minutos, Renan, um dos destaques vascaíno na partida, perdeu o chamado gol feito. Depois do cruzamento do lateral Léo, Renan apareceu cara a cara com o goleiro Paulão, mas desviou muito mal, a bola passou longe do gol do goleiro do Brittu’s.
 
Aos 20 minutos, Léo cobrou falta pelo setor esquerdo, Renan cabeceou em cima do goleiro, no rebote o ataque vascaíno carimbou a defesa e depois de muita bate-rebate, a bola sobrou para Alef marcar o gol do “Gigante da Vila”.
 
Aos 32 minutos, Renan fez boa jogada pelo setor esquerdo e cruzou para a área, mas Alef escorregou na hora H, perdendo uma boa oportunidade para ampliar o placar.
 
Na segunda etapa, a partida foi um autêntico ataque contra defesa. Em busca do gol de empate, a “Laranja Mecânica” guarulhense não saiu do campo de defesa do Vasco, mas numa tarde pouco inspirada do ataque dos comandados de Jovi Amorim, quem brilhou foi o zagueiro Bubu, que frustrou as principais jogadas ofensivas do Brittu’s.
 
Aos 7 minutos, o volante Digão, que na segunda etapa foi mais uma meia ofensivo, chutou forte de fora da área, mas o goleiro Michel defendeu sem dar rebote. Cinco minutos depois, Maycon ganhou a dividida e chutou para mais uma firme defesa do goleiro Michel.
 
Aos 14 minutos, o lateral Brenner, chutou da entrada da área e a bola explodiu na trave, para desespero do presidente Danilo Brito. Na sequência, aos 18 minutos, Digão lançou Roberto Santos pelo alto, o artilheiro da competição, com 8 gols, pegou mal na bola e ela saiu fraca, facilitando a defesa do goleiro Michel.
 
Enquanto AD Brittu’s bombardeava a defesa vascaína, Bubu e Alisson, a dupla de zaga, se agigantava, se jogando em todas as bolas e antecipando aos atacantes adversários quando era possível. Os atacantes vascaínos viraram defensores e o jogo ficou restrito a uma parte do gramado. O goleiro Paulão, do Brittu’s, foi um mero expectador na segunda etapa.
 
Com cinco atacantes em campo, a defesa da AD Brittu’s era um campo fértil para os contra-ataques vascaínos, mas que não foram explorados pelo “Gigante da Vila”. Se o Vasco não descia, o Brittu’s povoava a defesa vascaína na base do bumba-meu-boi, o que transformava o zagueiro Bubu, em o grande nome do jogo.
 
Sempre que preciso, os jogadores vascaíno valorizava cada falta e gastava o tempo necessário para o relógio se aproximar dos 40 minutos. Para recuperar o tempo perdido o árbitro Rodrigo Seixas deu seis minutos de acréscimo. Tempo insuficiente para a “Laranja Mecânica” guarulhense chegar ao gol de empate que lhe colocaria nas semifinais da competição.
 
Para quem assistia ao jogo, ficava a impressão que se jogasse a noite inteira, o placar não sairia do 1 a 0. O Vasco da Gama Vila Galvão abdicava do ataque e AD Brittu’s não conseguia furar o bloqueio defensivo vascaíno.
 
Depois dos seis minutos de acréscimos,com o apito final de Rodrigo Seixas, o torcedor vascaíno pôde vibrar aliviado com a certeza que o ‘Gigante da Vila” derrubou um dos favoritos ao título da Divisão Especial deste ano. Somente aí, foi possível ouvir nos alambrados e arquibancadas, o grito de “o Gigante da Vila voltou, o Gigante está vivo”.
 
TEM QUE RESPEITAR O VASCO
 
A frase é do “fera” do jogo, o melhor em campo na vitória vascaína diante do Brittu’s. Após receber a camisa do craque do jogo Divisão Especial Ulafa/ACE-Guarulhos, o zagueiro Bubu, desabafou.
 
-Todos acharam que o Vasco não iria chegar. Tai, chegamos, estamos nas semifinais. Tem que respeitar o Vasco, que é um time de tradição- Disse, o zagueiro Bubu, feliz com o resultado e com a escolha do “fera” do jogo.
 
Mais contido, mas, não menos contente com o resultado, o treinador Val, considerou a postura defensiva da segunda etapa, como absolutamente normal, friamente calculada.
 
-Nosso jogo hoje entrou. Com um time completo nos apresentamos melhor que as últimas partidas. Acredito que a postura do segundo tempo foi normal, estávamos enfrentando uma grande equipe. Fizemos o gol primeiro e tínhamos que defender o empate – Disse, Val, treinador do “Gigante da Vila”.
 
Apesar de uma partida eliminatória, disputada ao extremo dentro de campo, fora dele, houve uma cordialidade muito grande entre os dois treinadores. Para o treinador vascaíno, tal comportamento se justifica pela admiração que ele tem pela diretoria da AD Brittu’s.
 
– Eu sou muito fã do pessoal do Brittu’s. São pessoas sérias, muito boas mesmo. Eles fazem um bem ao futebol de Guarulhos – Declarou, o treinador vascaíno, demonstrando toda a sua admiração pelo adversário.
 
FICHA TÉCNICA
 
Quartas de Final – Divisão Especial Ulafa/ACE-Guarulhos 2016
 
SE VASCO DA GAMA VILA GALVÃO 1 x 0 AD BRITTU’S
 
LOCAL : Estádio Cícero Miranda, Vila Galvão
 
DATA : 23/07/16
 
GOL : Alef, aos 20 minutos do primeiro tempo
 
ÁRBITRO : Rodrigo Seixas
 
ASSISTENTES: Lucas Raphael e Rodrigo Salvador
 
REPRESENTANTE: Rosanny
 
SE VASCO DA GAMA VILA GALVÃO
 
Michel, Max(Lucas), Bubu, Alisson, Léo(Louquinho);
 
Fabinho(Herbert), Adriano Passarinho, Thiaguinho, Marcelinho (Jeferson); Alef (Matheus), Renan
 
TREINADOR: Val
 
AD BRITTU’S
 
Paulão, Binho (Charles), Cris, Denilson(Bruno Rato), Brenner; Digão, Igor (Zé), Henrique (Lair), Cleiton; Maycon,Roberto Santos
 
TREINADOR : Jovi Amorim

Posso ajudar?