Neste sábado (24), no estádio Cícero Miranda, Vasco Jd.Paraíso e Garotos do América FC fizeram uma grande partida, digna do título de clássico guarulhense. Neste ano, Vasco Jd.Paraíso e Garotos do América já haviam se enfrentado em duas oportunidades, pelo campeonato da Divisão Especial.
No primeiro confronto, ainda pela fase classificatória, o Garotos do América venceu pelo placar de 2 a 0. No segundo, na decisão da Divisão Especial, o Vasco Jd.Paraíso saiu vencedor, devolvendo a derrota e conquistando, de quebra, o título da Divisão Especial.
Neste sábado, o terceiro confronto, no famoso tira-teima, o Garotos do América voltou a vencer pelo placar de 2 a 0, com uma apresentação de gala da dupla Tom e Wellington. O primeiro, fez o que dele sempre se espera: Gols. Tom, o grande ídolo do futebol amador do futebol guarulhense, jogador com uma longa trajetória no futebol profissional, marcou os dois gols da partida. Já o volante Wellington,de carreira construída no futebol amador, sem nenhuma experiência no futebol profissional, foi o grande nome da partida, o “fera” do jogo, o “xerife” do sistema defensivo do Garotos do América.
Vasco Jd.Paraíso e Garotos do América fizeram uma partida, verdadeiramente, dividida em dois tempos distintos. A primeira etapa, o Garotos do América, que iniciou o confronto guarulhense na condição de visitante, teve o domínio da partida e as melhoras chances de gol. Terminando a primeira etapa à frente do placar, com o gol do seu capitão e artilheiro, Tom.
Na segunda etapa, atrás no placar, o Vasco Jd.Paraíso tomou as iniciativas, mas esbarrou em um grande problema: Faltou o matador. Contundido, o atacante Mota foi a ausência no clássico.
Sem o seu principal atacante em campo, Celso José e Ederson Araújo, modificaram o jeito de jogar do time vascaíno, adiantando o posicionamento do meia Zâmbia, que se mostrou ineficiente nesta nova função.
Se o Vasco Jd.Paraíso sentiu a ausência do seu artilheiro, o Garotos do América, também, lamentou a ausência do atacante Mackson, destaque do “ Capitão América” na estreia no amador do estado, diante do GE Vila Suissa. Mackson é o atacante da beirada do campo, o homem que puxa os contra-ataques e o companheiro ideal para o artilheiro Tom. A ausência do atacante Mackson teve um motivo nobre. Na manhã deste sábado, Mackson entrou para o time dos casados.
O segundo e decisivo confronto entre Garotos do América e Vasco Jd.Paraíso, pelas quartas de final do amador do estado, acontecerá, somente, no dia 09 de outubro, no estádio Cícero Miranda. Por ter vencido o primeiro confronto e por ter melhor campanha, Garotos do América, entra para o segundo confronto com uma enorme vantagem para chegar, pela primeira vez ,à semifinal do amador do estado.
O JOGO
Com um time bastante modificado, com relação ao time que estreou na competição diante do seu torcedor e goleou o representante da cidade de Ribeirão Pires, com Everton, na zaga, Rinaldo jogando no meio-campo e Rodinei e Aurélio, com novidades, o Garotos do América tomou as iniciativas da partida.
Aos 5 minutos, Aurélio cobrou falta no canto esquerdo, exigindo a primeira boa defesa do goleiro Júlio César. Aos 8 minutos, o meia Dan encontrou Tom, livre na pequena área, mas o artilheiro não tocou bem na bola, perdendo uma grande oportunidade de abrir o placar.
A resposta do Vasco Jd. Paraíso, aconteceu aos 10 minutos. Zâmbia deixou Capetinha na cara do gol, mas o atacante vascaíno chutou para fora.
Aos 13 minutos, Tom balançou a rede pela primeira vez. O meia Dan contou com o desvio na defesa do Vasco para deixar o artilheiro Tom em condições de finalizar. Tom chutou firme, no ângulo do goleiro Júlio César, que nada pôde fazer, um golaço!
Depois do gol, ao invés da reação vascaína, foi o Garotos do América que esteve mais próximo de ampliar o placar. Aos 5 minutos, verdadeiro bombardeio do ataque do “Capitão América” na defesa vascaína, a bola sobrou para Aurélio, que chutou forte , a queima-roupa e Júlio César deu rebote, na sobra, Dan chutou em cima da defesa.
A única chance do Vasco depois de ter sofrido o gol, na primeira etapa, só aconteceu aos 43 minutos, quando o zagueiro Everton afastou mal o cruzamento, a bola sobrou nos pés do atacante Capetinha, que chutou em cima da defesa.
Fim do primeiro tempo e muita reclamação do Vasco Jd.Paraíso com a arbitragem de Leonidas Sanches Ferreira e do assistente 1, Márcio Jacob. As reclamações mais acintosas geraram dois cartões amarelos para jogadores do banco vascaíno.
SEGUNDO TEMPO
Perdendo o jogo, o Vasco Jd.Paraíso iniciou a segunda etapa com um meia no lugar de um zagueiro. Celso José e Ederson Araújo, tiraram o zagueiro Vinícius Boi, que não fez uma boa partida, e colocou em seu lugar o meia Da Silva.
Aos 2 minutos, o bom meia Tutu se candidatou ao “inacreditável futebol clube”. Depois que o lateral Braz afastou mal a bola, Zâmbia tocou de calcanhar para a pequena área, Tutu estava praticamente debaixo do gol, sem goleiro, e de peixinho mandou por cima do gol, causando espanto e risos de todos.
Aos 7 minutos, contra-ataque do Garotos do América, que só não foi mortal porque o goleiro Júlio César à la Noer, saiu da área para dividir com o atacante Tom. Aos 19 minutos, mais um contra-ataque do Garotos do América, que Tom desperdiçou. O artilheiro ficou de frente para o gol e tirou demais do goleiro Júlio César, a bola caprichosamente tirou tinta da trave do goleiro vascaíno.
Aos 28 minutos, o volante Wellington apareceu como elemento surpresa, após mais um contra-ataque do Garotos do América, que só não foi mortal porque Júlio César apareceu muito bem, mais uma vez.
Enquanto o Vasco Jd.Paraíso tinha o controle territorial da partida, a bola rondava o gol do goleiro Felipe, mas faltava alguém eficiente para concluir, o Garotos do América, nos contra-ataques ficava cada vez mais perto do segundo gol.
Aos 34 minutos, depois da defesa vascaína ter afastado o cruzamento, a bola voltou para o meia Rafa, que havia entrado na segunda etapa e lançou a bola para a área, o volante Tutu, não acompanhou a defesa vascaína que saiu para fazer a linha de impedimento, ficando dentro da pequena área, dando condições ao artilheiro Tom, que ao receber a bola na pequena área, só empurrou para o fundo da rede, dando números finais a partida, marcando o segundo dele na partida e o quarto nesta edição do amador do estado.
Antes do término da partida, aos 37 minutos, um grande susto. O zagueiro Everton, do Garotos do América, caiu mal e sofreu uma luxação no braço esquerdo, precisando a entrada da ambulância no gramado. A partida ficou parada por 7 minutos, mas o zagueiro do Garotos do América não precisou ser levado ao hospital, recebendo o atendimento na própria ambulância.
NADA DECIDIDO
Com a vitória diante do Vasco Jd.Paraíso ,na condição de visitante, pelo placar de 2 a 0, na primeira partida dos dois confrontos guarulhenses pelas quartas de final do amador do estado, o Garotos do América FC abriu uma grande vantagem para o confronto decisivo.
Com dois gols de vantagem e melhor campanha na primeira fase, o time do Jd.América ficou muito próximo da semifinal do campeonato amador do estado. Mas, após a partida ninguém no Garotos do América, considerava a fatura liquidada.
Para o volante Wellington, o melhor em campo, o Garotos do América teve uma estratégia inteligente para vencer o Vasco Jd.Paraíso. Mesmo com a grande vantagem conquistada, Wellington não considera que o Garotos do América já está classificado para a próxima fase da competição.
– Não tem nada decidido. Assim como fizemos dois gols, o Vasco , que é uma grande equipe, tem total condição de nos vencer. Hoje, entramos em campo com uma estratégia bem definida de esperar o Vasco e sair na boa. Deu tudo certo e conquistamos uma grande vitória – Disse, Wellington, o “fera” do jogo.
O presidente do Garotos do América, Luciano Paixão, seguiu o mesmo discurso do volante Wellington. Para Luciano Paixão, a união da equipe foi o diferencial do Garotos do América no confronto diante do arquirrival Vasco Jd.Paraíso. O mandatário do “Capitão América”, refutou o discurso de que o Garotos do América, com essa vantagem, já está classificado.
– A fatura não está liquidada. O Vasco é um bom time. Temos uma boa vantagem, que foi conquistada com a união e a vontade da equipe – Declarou, Luciano Paixão, presidente do Garotos do América FC.
Do lado do Vasco Jd.Paraíso, apesar da grande desvantagem, ninguém jogou a toalha. O discurso é muito semelhante ao do adversário: não tem nada decidido. Para o auxiliar-técnico ,Ederson Araújo, o que faltou ao Vasco Jd.Paraíso foi um “matador”, alguém que empurrasse a bola para a rede. Quanto ao resultado negativo, Ederson Araújo, acha que é possível reverter.
– Não está nada liquidado. Foi apenas a primeira partida, onde não estivemos bem. Faltou a nossa equipe um matador, alguém que empurrasse a bola para rede. O Mota faz muita falta a nossa equipe, é um dos principais jogadores da nossa equipe e, hoje nós não cantávamos com nenhum jogador com as mesmas características do Mota – Disse, Ederson Araújo, lamentando a ausência do artilheiro Mota, mas , ainda muito confiante no segundo confronto.
FICHA TÉCNICA
Campeonato Amador do Estado – Quartas de final
VASCO JD.PARAÍSO 0 x 2 GAROTOS DO AMÉRICA FC
LOCAL : Estádio Cícero Miranda, Vila Galvão, Guarulhos/SP
DATA : 24 / 09 /16
GOLS : Tom, aos 13 minutos do primeiro tempo e aos 34 minutos do segundo tempo
ÁRBITRO: Leonidas Sanches Ferreira
ASSISTENTES : Márcio Jacob e Tiago Henrique Ferro
REPRESENTANTE da ULAFA : João Barrocal,”Dito”
VASCO JD.PARAÍSO : Júlio César, Hugo (Juninho), Mizael, Vinícius Boi(Júlio César), Henrique; Tutu, Cleitinho(Lucas), Pestana(Da Silva), Tigrão, Zâmbia; Capetinha
Treinador : Celso José
GAROTOS DO AMÉRICA FC : Felipe, Didi, Everton (Gabriel), Jeremias, Braz ; Wellington, Rinaldo (Ronaldo), Rodinei, Dan ( Rafa); Aurélio, Tom (Virlei)
Treinador : Amauri Pereira/ Robson Melo
Mais futebol amador em www.ebolanarede.com.br