Esportes

COPA SP – AD e Flamengo vão representar a cidade e Guarulhos volta a ser sede

Assim como nos últimos anos, o impasse mais uma vez foi a tônica sobre a participação dos clubes guarulhenses na Copa São Paulo, que novamente teve um final feliz. AD Guarulhos e Flamengo, de forma inédita, confirmam na tarde desta terça-feira, 18, suas respectivas participações na 48ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior. No mês passado, o Flamengo chegou a anunciar a desistência de participar da competição, o que tiraria Guaruhos como sede da competição.
 
Entretanto, esta será a primeira vez que a cidade de Guarulhos conta com seus dois representantes na principal competição de categoria de base do País. De acordo com informações apuradas pelo GuarulhosWeb, tanto Flamengo quanto a AD Guarulhos se uniram para angariar fundos, que pudessem manter o município como sede da competição por mais um ano. Essa colaboração conjunta foi apadrinhada por ações da iniciativa privada e também de empresários de futebol.
 
O Flamengo disputa a competição desde o ano de 1999. Naquela época, as duas equipes se revezavam na representação da cidade na Copa São Paulo. Contudo, o Rubro-Negro guarulhense teve sua melhor participação neste campeonato no ano de 2014, quando sob o comando do técnico Caco Espinoza, alcançou a fase oitavas de final. No entanto, acabou eliminado pelo Atlético (MG).
 
A AD Guarulhos participa da famosa “Copinha” pela 3ª vez em sua história. A primeira aconteceu no ano de 1998 e a segunda e última dois anos depois. Diante deste quadro, o Índio guarulhense volta a competição após de 17 anos, assim como depois de muitos anos também retornou a disputa do Campeonato Paulista Sub-20 da 2ª divisão, competição disponibilizada para equipes da 4ª divisão do futebol paulista.
 
A participação de ambos ocorre no grupo sediado na cidade de Guarulhos. Ou seja, haverá o confronto entre eles nesta 1ª fase. O time azul e branco da cidade realizou seis jogos neste certame e tem 28% de aproveitamento dos pontos disputados. Sua única vitória aconteceu na edição de 1998, quando venceu o Internacional (RS) por 1 a 0. O retrospecto ainda aponta outros 2 empates, 3 derrotas, 5 gols marcados e outros 13 sofridos.

Posso ajudar?