Estratégia, planejamento e preparo físico são alguns dos aspectos exigidos para os atletas de Xadrez. Afinado á estas características, o guarulhense Rodrigo Mendes, 33 anos, conquistou no último domingo, 27 de novembro, o título do 2º Aberto de Xadrez, válido pelo Campeonato Paulista da Grande São Paulo, realizado pelo Esporte Clube Pinheiros, na Capital. Participaram daquela competição 64 atletas, sendo dois deles do Japão.
Além da etapa da competição regional, Mendes também se sagrou Campeão Absoluto de 2016. Para tal feito, ele conquistou 5,5 em 6 pontos possíveis. As partidas foram disputadas entre os dias 25, 26 e 27 do mês anterior. Cada embate teve duração média de 4 horas e 30 minutos. Para suportar esta maratona, ele afirma que foi muito exigido fisicamente, além do lado psicológico.
“Precisei de muita resistência física e preparação. Tenho dedicado 6 horas de estudo por dia. Comecei jogar aos 16 anos e hoje tenho 33 anos. Já representei a cidade de Guarulhos nos Jogos Abertos e Jogos Regionais quando adolescente. Tenho jogado muitos torneios em, Florianópolis, Brasília, Curitiba, Blumenau e Rio de Janeiro. Mas, o resultado mais expressivo foi o Campeonato Paulista de Xadrez ocorrido neste final de semana”, relatou o atleta de Xadrez, Rodrigo Mendes.
Diante da conquista no último final de semana, o guarulhense ressalta a motivação adquirida para os próximos compromissos dele. “Para mim foi a maior realização da minha vida. Significa que houve recompensa do esforço e sacrifício pessoal e que devo continuar me dedicando para alcançar objetivo maiores”, concluiu.
Rodrigo ao longo de sua carreira obteve conquistas como o 3º lugar no Torneio de Férias do Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso em julho de 2016, 2º lugar no VII IRT ECP – Haroldo Salles, realizado em março deste ano, 2ª posição no Torneio II IRT CXSP – Clube de Xadrez de São Paulo, no último ano, além do título inédito do 2º Aberto de Xadrez, válido pelo Campeonato Paulista da Grande São Paulo.